Semana de 13 de Junho- Ele Conhece
11/06/2022


ELE CONHECE

 

Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. —Mateus 6:8

 

 

Introdução:

Bill Crowder, um Pastor americano compartilha: um piloto comercial amigo meu contou-me sobre um voo em que se deparou com um sério problema de mecânica — problema este de perigosas implicações. Quando a situação ocorreu, as luzes de alerta na cabine informaram-no do problema e ele o monitorou por todo o trajeto até o seu destino, finalmente aterrissando com segurança.

Uma vez em terra, o piloto foi imediatamente para a equipe de manutenção e registrou o incidente. Para sua surpresa, os mecânicos responderam: “Nós já sabíamos do problema e estamos preparados para corrigi-lo. Quando você recebeu a advertência na cabine do avião, nós recebemos automaticamente uma advertência eletrônica também.”

 

 

Desenvolvimento

Podemos comparar isto com as palavras de Jesus a respeito de nosso Pai. Nosso Deus tem muito cuidado conosco. Quando menos esperamos em contar ao Pai sobre nossos problemas e dificuldades, ele já sabe de tudo, e ainda já toma providências ao nosso respeito. Mas o que ele ensina mesmo através da Bíblia é que devemos orar sobre tudo, ainda que ele já saiba de tudo sobre nós. Suas ações espontâneas e os milagres são constantes. Nem podemos imaginar sobre a quantidade de livramentos e bênçãos que recebemos inconscientemente.

Mas em muitas ocasiões Deus só agirá conforme nosso momento de oração com a sós com Ele. Ele já sabe, mas não quer agir sozinho, pois pode ser que achemos que foram nossa sabedoria, força e poder que foram capazes de vencer as situações.

 

Aprendemos na Palavra que:

 

1)-  Ele sabe sobre cada uma das nossas necessidades

“…vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mateus 6:8).

 

Jesus disse isso em contraposição às pessoas que pensam precisar de “vãs repetições […] porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos” (v.7). Jesus afirmava que o Pai não é surdo, e quando entregamos cada detalhe em sua presença, ele ouve e responde. Devemos orar constantemente como intercessores, mas não como mera repetição sem fé. Não é o muito falar que faz Deus nos ouvir, mas a confiança de que Ele cuida de nós é que move seus braços a nosso favor.

 

 

A Palavra ensina que

2)- Ele deseja RESPONDER às nossas orações

“...em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. Filipenses 4.6

 

Não é que o Pai responde às nossas orações; é que ele DESEJA responder nossas orações. Apesar de saber de tudo o que precisamos, ele gosta da intimidade, que CONTEMOS tudo a ele para que haja comunhão. Então ele deseja RESPONDER exatamente aos apelos que fazemos a Ele. Ele responde ao que foi orado.

Embora Deus conheça nossas necessidades, Ele ainda quer que compartilhemos nosso coração com Ele, e está pronto para ouvir nossa oração e ajudar a resolver nossas crises através de Sua graça.

Se oramos por fé. Ele concederá fé, se oramos por saúde, ele nos dará saúde, por emprego, é o emprego que virá. Então ele deseja RESPONDER nossas orações. Peça com objetivo para receber.

 

 

A Palavra ensina que

3)- Tudo coopera para o nosso bem

 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28

 

Às vezes não obtemos resposta imediata à oração que fazemos. Porém é bom lembrar da música que diz: ...A gente precisa entender, o que Deus está falando. Quando Ele fica em silêncio, é porque está trabalhando. Basta somente esperar o que Deus irá fazer. Quando Ele estende suas mãos é a hora de vencer. Então louve...

Outras vezes não compreendemos sobre o porquê das situações que insistem em não mudar. Mas a Palavra nos ensina que tudo está sob a permissão do Pai, e ele sabe o porquê de tudo e jamais nos desamparará. Ele tem tudo sob controle. Creia somente e espere. Seja a situação que for: de perda, de sofrimento ou provação. Lembre-se de que tudo está cooperando para o seu bem. Algum proveito obteremos de tudo o que passamos. Creia e entregue. São muitos os testemunhos de vitória constante.

 

 

Conclusão

“Nós já sabíamos do problema e estamos preparados para corrigi-lo. Quando você recebeu a advertência na cabine do avião, nós recebemos automaticamente uma advertência eletrônica também.” Foi o que os mecânicos disseram para o piloto. Assim também, nosso Pai deseja que creiamos nos seus cuidados e perseveremos no conhecimento da sua Palavra, a Bíblia. Quanto mais próximos do Pai, mais tranqüilos viveremos. Quanto mais distantes, mais apavorados.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB