Semana de 04 de Julho - Confiando na Misericórdia
01/07/2022


Confiando na Misericórdia de Deus

 

 

Texto Bíblico: Salmo 32

Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá. —Salmo 32.10

 

Quebra-gelo:

Qual seu maior arrependimento?

 

Introdução

Durante o treinamento do acampamento de verão, os treinadores de uma equipe de futebol vestiam camisetas com uma mensagem instigante para os jogadores esforçarem-se ao máximo. As camisetas tinham o lema, “Escolha a cada dia: a dor da disciplina ou do remorso".

 

Desenvolvimento

Somos limitados e todos os dias temos que tomar muitas decisões. Não é de se admirar que erremos tanto. Os erros nos fazem curvar pela pressão da culpa e do remorso. Mas a Bíblia nos ensina como reagir à vida. Ela nos ensina a:

 

1)- Andar com Deus

Salmo 32.1-2 - Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.  Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.

Tenha a disciplina de andar com Deus e confessar a ele seus medos e falhas, alem de tudo, pedir direção para a tua vida. Um irmão veio pedir que oremos juntos pela possibilidade de mudança d emprego. Antes de reagir, ele passou duas semanas orando.

A disciplina é difícil — e algo que podemos tentar evitar. Mas em esportes e na vida, a dor a curto prazo é frequentemente o único caminho para o ganho a longo prazo. Preparar-se no calor da batalha é tarde demais. Ou você está preparado para os desafios da vida ou será assombrado pelas palavras “e se”, “se ao menos” e “eu deveria” que acompanham o fracasso na preparação. Essa é a dor do remorso. Se você veio pela primeira vez na célula, Deus te chama a andar com Ele.

 

2)- Ter o coração aberto

32.3-5 - Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.

A Bíblia diz que enquanto ficamos calados, remoendo em lamentações, nossos ossos secam, numa referencia à depressão e atitude de derrodados/as.

Uma diferença entre religiosidade e intimidade com Deus é a possibilidade de conversar com Ele, orar e sermos absolutamente sinceros com aquele que nos ama como somos e não como deveríamos ser. Em toda crise da tua vida, ore, converse e confesse a ele teus erros e pecados e seja abençoado/a com paz. A sinceridade com Deus faz-nos levantar novamente.

 

3)- Confiar na misericórdia do Senhor

Salmo 32.10   Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.

Uma das definições de remorso é: “um desgosto ou aversão inteligente e emocional por atos e comportamentos pessoais passados”. É doloroso olhar para nossas escolhas passadas através da lente do remorso e sentir o peso de nossos fracassos. Este era o caso do salmista. Após um episódio pessoal de pecado e fracasso, ele escreveu, “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá”. Ele percebeu mais tarde a sabedoria de uma vida que se esforça para honrar o Senhor e que não precisa ser marcada pelo remorso. Confie na misericórdia do Senhor.

 

Conclusão

Deus tem se mostrado um Pai fiel. Agora cabe a nós sermos filhos confiantes.

Que nossas escolhas de hoje não resultem em arrependimento, mas que sejam sábias e honrem a Deus. As escolhas presentes determinam as futuras recompensas.

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB