Semana de 11 de Julho - Restaurados para a Vida
01/07/2022


Restaurados para a Vida

 

 

Texto Bíblico: 2 Samuel 12:1-23

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. —Isaías 43.25

 

Quebra-gelo:

Você sofre com alguma consequência de suas atitudes?

 

Introdução

Como deveríamos lidar com momentos de falta de fé, em que, aos olhos de nossos amigos e até da família, causamos dano ao Reino ou desonramos a Deus em nossas ações? Podemos aprender com o rei Davi após sua humilhação no escândalo com Bate-Seba. Mesmo sem poder evitar as consequências daquele pecado, Davi encontrou o caminho de volta ao relacionamento com Deus, o que tornou possível que ele continuasse a servi-lo. Nós também podemos encontrar nosso caminho de volta.

 

Desenvolvimento

 

1)- Declarar nosso erro

2 Samuel 12.13 - Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.

 

O modelo de Davi no livro de 2 Samuel 12 serve também para nós: precisamos declarar francamente nosso erro e buscar o perdão de Deus. Um autor disse: errar é humano; perdoar é divino. Quem pede a Deus um coração puro e humilde e confessa seu erro com sinceridade de coração, volta a viver. É agonizante uma atitude ruim na tua vida? Saiba que Deus pode restaurar e abençoar tua vida com paz. Aquele que se arrepende de fato tem sempre outra chance para recomeçar.

 

 

2)- Proteger os outros dás más atitudes

2 Samuel 12.16 - Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra.

A bíblia mostra que Davi se arrependeu do seu pecado, e em seguida foi buscar solução para as consequências do seu erro que estavam ao seu alcance. Quando erramos, podemos pedira Deus que outros sejam poupados das consequências de nossas ações. Nossas atitudes tem consequência direta sobre os outros. Embora aconteça o perdão, as consequências são inevitáveis. Existe alguém que precisa de uma reparação e que está ao teu alcance? Jesus Cristo pode te ajudar nessa direção.

 

3)- Ser pacientes

2 Samuel 12.22-23 - Respondeu ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o SENHOR se compadecerá de mim, e continuará viva a criança? Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.

Finalmente, precisamos reconhecer que algumas vezes as consequências simplesmente não podem ser evitadas e precisam ser toleradas. Apesar de sempre lamentarmos tais consequências, não podemos permitir que nos consumam, a ponto de deixarmos de ser servos de Deus e prosseguir com a vida. Algum resultado do que fazemos errado, sejam intencional ou premeditado nos acompanhará por toda a vida, mas precisamos olhar para Jesus Cristo e pedir que Ele esteja conosco. Isto também é uma atitude nobre de humildade.

 

 

Conclusão

Satanás não apenas se alegra no momento de nosso fracasso, mas também com a inatividade espiritual que algumas vezes nos enlaça em nosso remorso. Quando maculamos nosso testemunho, somos e deveríamos ser humilhados. Mas, como embaixadores de Cristo, não deveríamos multiplicar o dano nos recolhendo ao silêncio e escuridão. Podemos deixar nossas falhas para trás. Deus perdoa os nossos pecados por completo para restaurar-nos à Sua presença e serviço.

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB