Semana de 01 de Agosto - Você é Sem Vergonha?
28/07/2022


SEM VERGONHA

 

LÍDER DE GP: O OBJETIVO É MOSTRAR AO GRUPO QUE ANDAR COM JESUS É PODER SER LIVRE PARA EXPRESSAR SUAS FRAQUEZAS E NÃO SENTIR VERGONHA.

PERGUNTE NO COMEÇO: VOCÊ SENTE VERGONHA DE ALGUMA FRAQUEZA?

 

Texto Bíblico:

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.2 Coríntios 12:9

 

Introdução

Existe uma tendência universal no ser humano para esconder suas fraquezas. Estamos tristes, mas mostramos rosto alegre. Queremos chorar, mas guardamos nossas lágrimas. Sentimo-nos oprimidos, mas aparentamos estar no controle. Lutamos com a depressão, entretanto procuramos convencer os outros de que tudo vai bem.

Tudo isto revela a importância que damos à imagem que outros têm de nós. Desejamos que nos vejam como vencedores, com passos firmes rumo a objetivos claramente definidos na vida. Por isso, resistimos a todo custo revelar as coisas que mostram nossa verdadeira condição de seres frágeis e débeis.

 

Desenvolvimento

Paulo afirma, com alegria, que se gloriará em suas fraquezas. Você, alguma vez, parou para pensar na loucura de tal declaração? Ele diz que não fará qualquer esforço para escondê-las; pelo contrário, se vangloriará por elas existirem. Longe de lhe provocar vergonha, ele as apresentará como as verdadeiras marcas da sua total dependência de Cristo. Na verdade, para nós, a atitude do apóstolo é algo incompreensível. Entretanto, não podemos deixar de sentir, no íntimo do coração, uma profunda admiração pelo seu estilo de vida.

 

1)- Desenvolva um estilo de vida humilde

Portanto diz: Deus resiste aos soberbos. Tiago 4.6

Se você não é humilde, certamente está sofrendo mais na vida, porque está fazendo o que é impossível para abraçar o mundo com suas demandas. Por isso ninguém o ajuda porque não tem chance, nem mesmo Jesus Cristo.

A Bíblia diz que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Esta declaração significa que Ele abate os orgulhosos e sustenta com sua graça aqueles que têm espírito humilde. Deus resiste aos soberbos porque essas pessoas satisfazem seu orgulho no mundo. Elas se consideram autossuficientes. O soberbo se acha merecedor de tudo. Então onde há orgulho não há espaço para a graça que é um favor imerecido.

Jesus se ocupou em advertir seu povo acerca da necessidade de um espírito humilde. Por mais de uma vez Ele falou que “aquele que se humilhar será exaltado, e aquele que se exaltar será humilhado”(Mateus 23:12; Lucas 14:11; 18:14).

 

2)- Receba ajuda de Deus

Portanto diz: ...mas dá graça aos humildes. Tiago 4.6

 

Por outro lado, Deus dá graça aos humildes. Diferentemente dos soberbos, os humildes entendem que são totalmente dependentes de Deus e são gratos por sua graça derramada. Essa frase aparece duas vezes no Novo Testamento. Na verdade Ela é uma citação do livro de Provérbios que diz: “Certamente Ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos humildes” (Provérbios 3:34).

Quem recebe ajuda é mais feliz porque sabe que não está sozinho e tem gente disposta a ajudar por prazer. Com Deus também é assim, pois Ele só não ajuda quem não pede, mas a quem pede ele tem alegria em ajudar porque essa pessoa saberá que ele existe, a fé estará sempre fortalecida.

 

3)- Entregue sua vida a Jesus

Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.2 Coríntios 3.18

Quando recebemos a Jesus, ele nos tira a vergonha e não precisamos mais ser fingidos, porque nos recebe como somos. Ele é a verdade de Deus que nos tira da mentira.

O filho não tem vergonha do pai, assim tambem Jesus permite que andemos diante do Pai verdadeiro, que é Deus, totalmente abertos e sinceros. Não precisamos mentir para ele e assim não precisamos mentir para as pessoas também.

 

Conclusão

Não esconda as suas fraquezas. Não procure ocultá-las, nem perca tempo se justificando. Não as ignore, tentando se fazer de forte, porque assim Cristo não poderá manifestar Seu poder. Torne-se amigo das suas debilidades. Elas são, na verdade, a porta para que toda a plenitude de Deus se manifeste em sua vida.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB