Recuperando o equilíbrio
Texto Bíblico: Efésios 6:10-18
…tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. —Efésios 6:13
Quebra-gelo:
Quando foi seu último tombo?
Introdução
Converso com muita gente que compartilha sobre os problemas no joelho por causa do futebol. Muitos perdem o equilíbrio repentinamente por lesões. Mas ainda assim não deixam de praticar o esporte preferido, aprendendo a lidar com a falta de equilíbrio de vez em quando.
Algumas vezes a vida é assim. Algo inesperado altera a nossa rotina e nos faz perder o equilíbrio. Talvez sejam as más notícias sobre o fim do nosso trabalho ou os resultados de exames médicos que nos incomodam. Pode inclusive ser um ataque de nosso inimigo espiritual. Em cada caso, nosso equilíbrio emocional é martelado e nos sentimos como se não pudéssemos suportar.
Desenvolvimento
Momentos como esses deveriam nos levar a voltarmo-nos a Deus. Quando sentirmos que estamos perdendo o equilíbrio, Ele poderá ajudar. Ele nos provê os recursos espirituais para ajudar-nos a suportar.
1- Fortaleça-se em Cristo
Ef 6.10-11 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
O diabo, quer gostemos ou não, existe e deseja sempre passar uma rasteira em todos. Seu prazer é ver um filho/a de Deus caindo em ciladas. Por isso aproveite todas as chances que você puder para crescer na fé. Participe dos Grupos Pequenos e das reuniões da igreja. Assim você estará crescendo em Cristo e poderá ficar firme contra as ciladas do diabo.
2- Lembre-se de que nossa luta não é contra as pessoas
Ef 6.12 - porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Cícero foi um dos maiores pensadores do Império Romano. Ele era um hábil orador, advogado, político, linguista e escritor. Ainda hoje é lembrado por sua prosa cristalina e sabedoria prática. Por exemplo, a respeito de ter amigos, ele escreveu: “A amizade melhora a felicidade e abate o tormento, duplicando nossa alegria e dividindo nosso pesar.” Ele compreendeu o duplo benefício da amizade ao longo da jornada da vida.
Quase mil anos antes, o rei Salomão também escrevera sobre o valor dos amigos. Em Eclesiastes, lemos: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (4:9-10). Certamente, uma vida sem amigos faz nossa estada aqui ser solitária e penosa.
Aquele famoso romano e esse rei judeu estavam certos: Os amigos são importantes, pois servem como confidentes e conselheiros, e ajudam a compartilhar as cargas. Não lute contra as pessoas, mas ore a Deus por todas elas: pelo chefe insuportável, seu líder exigente, seu filho/a problemático e você verá respostas de Deus.
3- Nunca seja pego de surpresa
Ef. 6.13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis
Muitas situações nos pegam de surpresa, quando estamos despreparados. Nessas situações não sabemos o que fazer a não ser nos assustar. Mas quando você tem vida de oração com Jesus, sempre estará preparado/a para as surpresas da vida.
Ore todos os dias e peça a proteção de Deus. Leia a Bíblia e coloque todos os detalhes na presença dele. Então estará preparado para as surpresas muitas vezes desagradáveis do dia a dia.
Conclusão
Quando a vida nos dá rasteiras, não precisamos nos sentir frustrados. Com a força de Deus para nos levantar e a armadura de Deus para nos proteger, podemos permanecer inabaláveis. Entregue sua vida a Jesus hoje mesmo!
Pr. Fábio Alcântara