Lutando contra os dragões…
Texto Bíblico:
Colossenses 2.9-15
Introdução
Você já lutou com um dragão? Se não, o autor Eugene Peterson discorda de você. Em Uma longa obediência na mesma direção (Ed. Cultura Cristã, 2015), ele escreveu: “Os dragões são projeções de nossos medos, construções horríveis de tudo o que pode nos ferir”. Para ele, a vida está repleta de dragões: a crise de saúde com risco de vida, a perda de emprego, o casamento fracassado, a criança pródiga afastada. Esses “dragões” são os perigos e fragilidades da vida e somos inadequados para lutarmos sozinhos.
Desenvolvimento
Mas, temos um Campeão e não é um qualquer dos contos de fadas. É o Campeão maior que lutou em nosso nome e conquistou os dragões que querem nos destruir. Sejam eles as nossas falhas ou o inimigo espiritual que deseja nossa destruição, nosso Campeão é maior, a ponto de Paulo afirmar sobre Jesus: “…desarmou os governantes e as autoridades espirituais e os envergonhou publicamente ao vencê-los na cruz” (Colossenses 2:15). As forças destruidoras deste mundo decaído não são páreo para Ele!
1)- O Dragão do Pecado
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Colossenses 2.13
O estado pecaminoso é um estado de morte espiritual. Aqueles que estão no pecado estão mortos no pecado. Assim como à morte do corpo é a corrupção do mesmo, assim o pecado é a corrupção da alma. Assim como um homem que está morto é incapaz de ajudar a si mesmo por sua própria força, assim o pecador habitual é moralmente incapaz, ele não tem força espiritual. vivificou juntamente com ele: Pela virtude da nossa união com Ele.
Por Cristo, nós, que estávamos mortos no pecado, somos vivificados juntamente com Ele. Isto é, uma confissão eficaz é feita para tirar a Culpa do pecado e quebrar o seu poder e o seu domínio. A ressurreição de Cristo é a vivificação da nossa alma. Perdoando-vos todas as ofensas: O perdão do crime é a vida do criminoso, e isso é devido à ressurreição de Cristo.
2)- O Dragão da Dívida
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Colossenses 2.14
As expressões são uma alusão aos métodos antigos de cancelar uma cédula de dívida, riscando a escrita ou rasgando-a com um prego. A maldição da lei é a sentença contra nós. Isso foi removido quando Ele nos redimiu da maldição da lei (GI 3.13). Quando Ele foi cravado na cruz, foi como se a maldição fosse cravada na cruz. Quando nos lembramos da morte do Senhor Jesus e o contemplamos pregado na cruz, devemos ver que a dívida contra nós foi tirada do caminho.
Você agora é uma pessoa livre. Deus é agora um caminho aberto de amizade, sem restrições ou apontamento de culpa. Por isso, todos que receberam a Jesus e creram na sua obra tem este presente. Como você reage diariamente a esse ato tão nobre feito a seu favor?
3)- O Dragão Maior
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2.15
Ele obteve uma gloriosa vitória para nós sobre as potestades das trevas. O diabo e todas às suas potestades do inferno foram derrotados e desarmados por Jesus. Ele os arruinou. O reino do diabo nunca havia recebido um golpe mortal como aquele dado pelo Senhor Jesus.
Você sabia que o diabo anda ao derredor buscando a quem possa devorar?Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.1 Pedro 5.8. Muita gente tem medo e estão entregues nas suas mãos. Não prosperam, tudo o que faz dá errado e vivem cercados de confusão. Mas Jesus já venceu esse dragão e quando cremos, essa influência se dissipa.
Conclusão
A crise de saúde com risco de vida, a perda de emprego, o casamento fracassado, a criança pródiga afastada. Esses “dragões” são os perigos e fragilidades da vida e somos inadequados para lutarmos sozinhos.
Quando percebemos que os dragões da vida são grandes demais para nós, esse é o momento em que podemos começar a descansar no resgate de Cristo. Podemos dizer com confiança: “Mas graças a Deus, que nos dá vitória […] por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!” (1 Coríntios 15:57).
QUAL ESTÁ SENDO O SEU DRAGÃO HOJE?
Compartilhe para orarmos aqui no GP!
Pr. Fábio Alcantara