Magia ou bênção?
Texto Bíblico: 2 Coríntios 3:16-18
“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” (Apocalipse 5.5).
Introdução
No filme O Mágico de Oz, Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde retornam a Oz com tudo o que o grande Mago havia pedido. Em retribuição, ele concederia aos quatro os seus mais profundos desejos:
PERGUNTE QUANTOS DO GRUPO SE LEMBRAM DOS PEDIDOS.
Para Dorothy, uma carona para casa; para o Espantalho, um cérebro; para o Homem de Lata, um coração e para o Leão Covarde, coragem.
Mas o Mago diz-lhes para voltarem no dia seguinte. Enquanto eles imploram ao Mago, o cão de Dorothy, Totó, puxa a cortina, atrás da qual o Mago fala, com isso revela que o Mago não é um mago, e sim apenas um homem medroso e inquieto. Diz-se que o autor, L. Frank Baum, tinha um sério problema com Deus, então ele queria enviar a mensagem de que só nós temos o poder de resolver nossos problemas e não precisamos de Deus.
Desenvolvimento
Em contrapartida, o apóstolo Paulo mostra que temos uma pessoa, Cristo, que está revelado a nós, através da Bíblia, e que pode nos transformar, tirando as nossas deficiências e nos ajudando naquilo que precisamos.
1)- Ele nos leva de volta para casa
Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. João 14.1-4 (NTLH)
Jesus mostra que após trilhar o estreito caminho do Calvário, voltaria ao Céu com autoridade para abrir a porta dessa nova morada àqueles que creem. O descanso para os filhos de Deus já está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34). O Céu é um lugar tão especial que é graciosamente chamado de "Casa", ou seja, é o lar dos nascidos de Deus. No céu, a sua maior beleza está na majestosa presença Divina. Assim, o privilégio dos salvos está em poder contemplar a Face de Deus eternamente. No entanto, perdem o direito de ter acesso a esse lar aqueles que não andam com Cristo.
2)- A verdade para a mente sem conhecimento
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.João 8:31,32
São muitas as verdades apresentadas pelo mundo, mas só existe uma Verdade capaz de libertar do diabo e do pecado: Jesus Cristo. Ele não apenas anunciou ou testemunhou a respeito da Verdade de Deus, como também é a Própria Verdade. O ser humano não precisa de nenhuma outra revelação para se tornar livre. Mas a condição para que o poder da Verdade entre em ação é a submissão inteiramente a ela. E se submeter nada tem a ver com ter qualquer emoção, pois senão o verbo usado não seria conhecer, mas sentir, mas em crer. Crer é declarar: é assim que está escrito e ponto final.
3)- Para o coração de lata, um coração novo
Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente.Ezequiel 36:26
Podemos ver essa transformação com o novo nascimento, que torna a pessoa apta para ser Templo do Deus Vivo na terra. Cristo prometeu derramar do Seu Próprio Espírito sobre nós, para que permaneçamos na fé. Essa promessa se cumpriu em Pentecostes, e pode ser alcançada por todos aqueles que não aceitam mais viver com o seu velho e corrupto coração.
4)- Coragem para o medroso
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15
Um homem comum não possui por si próprio essa mesma segurança, determinação e estabilidade, pois essas virtudes são dadas apenas aos nascidos de Deus. Somente o Espírito Santo nos dá força para suportar as tribulações, amor para perdoar os nossos inimigos e moderação, ou equilíbrio; para enfrentar qualquer situação. Portanto, não pode alguém ter o Espírito de Deus e viver paralisado pelo medo, sem coragem para tomar atitudes, ou preso a limitações que o fazem recuar.
Conclusão
O mago do filme era medroso e nada podia fazer para ajudar. Mas nosso Leão da Tribo de Judá, Jesus Cristo, é poderoso e muito diferente. Apesar dos problemas que nos atormentam aqui na Terra, Ele não está andando sem rumo e roendo Suas unhas, mas age constantemente para o nosso bem, para que possamos experimentar Sua paz.
Pr. Fábio Alcantara