A vida equilibrada
Texto Bíblico:
Salmo 90.4 e 12-15
Para conversar: Como anda o ritmo da sua vida? você percebe algum efeito na sua saúde?
Introdução
Muita coisa mudou desde a invenção do relógio elétrico em 1840. Hoje, acompanhamos a hora em relógios inteligentes e smartphones. O ritmo da vida parece mais rápido — acelerando a nossa lenta caminhada. Isso acontece especialmente nas cidades e, segundo especialistas, pode ter efeito negativo na saúde. Movemo-nos cada vez mais rápido e atendemos os outros o mais rápido possível. Isso nos faz pensar que tudo deve acontecer de imediato.
Desenvolvimento
Moisés é o autor de um dos salmos mais antigos da Bíblia no qual ele refletiu sobre o tempo. Ele nos lembra de que Deus controla o ritmo da vida. “Para ti, mil anos são como um dia que passa, breves como algumas horas da noite” (Salmo 90.4). Por isso podemos buscar as coisas que valem a pena.
1)- Permanecer em Deus
“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.João 15.4-5
O segredo do gerenciamento do tempo, portanto, não é ir mais rápido ou mais devagar. É permanecer em Deus investindo mais tempo com Ele. Dessa forma, entramos em sintonia uns com os outros, mas primeiro com Ele — Aquele que nos formou (139:13) e conhece os nossos propósitos e planos (v.16).
Tudo o que a gente faz sem Deus não tem resultado. O que isso significa? Fazer as coisas por conta própria, sem oração e sem confiança de que Ele cuida. Quantas vezes você olhou para trás e se perguntou: por que me desgastei tanto, briguei tanto, me estressei tanto, e que resultado deu? Nenhum!!
2)- Viver tranquilamente
9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; 10e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais 11 e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos;1 Tessalonicenses 4.9-12
Não encontramos muita gente nos sugerindo buscar uma vida tranquila. No entanto, isso é exatamente o que Paulo disse aos tessalonicenses. Primeiro, ele os instou a amarem uns aos outros e a família de Deus ainda mais (v.10). Em seguida, deu-lhes uma advertência geral que serviria para qualquer situação que fossem enfrentar. “Tenham como objetivo uma vida tranquila” (v.11). O que Paulo quis dizer com isso?
Ele esclareceu: ocupem-se com seus próprios assuntos e trabalhem com suas próprias mãos de modo que as pessoas de fora o respeitem e você não seja dependente de ninguém (vv.11,12). Não queremos desencorajar as pessoas a buscarem seus dons ou paixões, mas talvez pudéssemos incentivá-las a fazer o que quer que façam, com espírito tranquilo.
3)- Viver com sabedoria
Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio. Salmo 90.12
Pense nisso: a vida é curta demais para tentarmos fazer tudo aquilo que nos agrada, mas longa o bastante para que possamos fazer as coisas que Deus quer que façamos.
O nosso tempo é muito rápido e não podemos desperdiçá-lo... ora não sabeis o que acontecerá amanhã o que é a nossa vida é um vapor que aparece por um pouco e logo se desvanece. Tiago 4 14. Mas a vida é uma sinfonia. Perdemos um terço dela se cortarmos o movimento lento. Muitas vezes esperar uma resposta faz parte da resposta. Esperei com paciência pelo Senhor e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Salmo 40.1.
Para se ter uma vida com as proporções da eternidade, é preciso viver o nosso tempo com a perspectiva da paciência. Se você gastar a maior parte do seu tempo sonhando com o dia de amanhã e se lamentando dos acontecimentos ocorridos ontem, nenhum tempo sobrará para você fazer algo hoje. Dizem que depressão é excesso de passado; Stress é excesso de presente e a ansiedade é excesso de futuro. Devemos ajustá-los para o devido lugar.
Conclusão
Considerando o mundo em que vivemos, as palavras ambição e tranquilidade pareciam incompatíveis. Mas a Bíblia mostra que talvez devamos considerar como seria começar a viver com maior tranquilidade. Nosso tempo na Terra não será eterno. No entanto, podemos administrá-lo com sabedoria, não pela observação do relógio, mas entregando cada dia a Deus. Como Moisés disse: “Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria” (90.12).
Pr. Fábio Alcântara