Soem as trombetas
Texto Bíblico:Números 10.8-10
Façam soar as trombetas também em ocasiões alegres, nas festas anuais e no começo de cada mês… v.10
introdução
O “Toque do silêncio” é uma chamada de trompete tocada pelos militares no final do dia e em momentos de compaixão. Diversas letras terminam com a frase “Deus está próximo”. Seja antes de escurecer ou enquanto se lamenta a perda de um ente querido, suas palavras oferecem aos soldados a reconfortante garantia de que Deus está próximo.
PERCEBE-SE QUE NOS MOMENTOS DE PEDIDOS DE ORAÇÃO NOS GRUPOS, HÁ POUCA PARTICIPAÇÃO. UM DIA ANTES DA REUNIÃO, PEÇA PARA FAZEREM UMA LISTA, DAS MAIS SIMPLES ÀS MAIS COMPLICADAS SE HOUVER.
Desenvolvimento
No Antigo Testamento, as trombetas também lembravam os israelitas de que Deus estava próximo. No meio da celebração das festas e festivais que faziam parte da aliança entre Deus e a nação de Israel, os judeus deveriam “soar as trombetas”. Fazer soar a trombeta era um lembrete da presença de Deus, e de que o Senhor estava disponível quando os israelitas mais precisavam dele, e desejava ajudá-los.
1)- Deus está de ouvidos abertos
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.1 Pedro 3.12
Ainda hoje, precisamos dos lembretes de que Deus está próximo. E em nosso estilo de adoração também podemos invocar a Deus em oração e louvor. Talvez as nossas orações possam soar como as trombetas clamando a Deus para nos ajudar. O incentivo é que os ouvidos de Deus estão abertos às nossas orações. A cada um de nossos apelos, Ele responde com a certeza de Sua presença que nos fortalece e nos conforta nas dificuldades e tristezas da vida.
2)- Devemos orar por todas as necessidades
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.Filipenses 4.6
Ore por todas as coisas, dese as mais simples até as mais complicadas. Deixe Deus fazer parte da sua vida. Lembre-se do versículo acima: em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições. A ansiedade e um perigo na vida do cristão, dentre outras coisas, é causada também pela dúvida. Toda pessoa ansiosa ´tem dificuldade em crer na providência Divina, justamente porque as dúvidas estão em alta, e a fé, em baixa. Aí está a razão pela qual agem movidas pelas emoções, aumentando ainda mais o seu sofrimento. A fé plena e a confiança na Palavra de Deus são o segredo para eliminar as ansiedades e as preocupações causadas pelos problemas.
3)- Pedindo é que se ganha
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14.13,14
Muitos cristãos veem nessas Palavras uma garantia de resposta automática para as suas orações, ou simplesmente veem o nome de Jesus como uma fórmula mágica que lhes proporcionará tudo o que querem. Porém, não é esse o propósito. O Senhor nos encoraja a pedir, pois aqueles que não pedem também não recebem. No entanto, para que as orações sejam respondidas, é necessário orar com fé e estar ciente de que o pedido seja feito com sobriedade. Isso significa que nosso Pai não fará nada que contrarie o Seu santo caráter ou prejudique a nossa fé, ainda que desejemos muito, pois Ele nos ama e não quer ver a nossa destruição Dessa forma, se algum pedido não é respondido é porque não contribui para a nossa Salvação.
Conclusão
Precisamos fazer como os militares, que ao final do dia tocam a trombeta, mas a da fé. Viver sem orar e sem momentos de intimidade com Deus, é declarar independência dele. Preocupe-se caso você não esteja orando por tudo, pois poderá estar perdendo grande prosperidade na tua vida. Tocar a trombeta é pedir socorro e também honrar aquele que existe e cuida de nós.
Pr. Fábio Alcântara