VITÓRIA PÍRRICA
Texto Bíblico: Provérbios 16.18
Antes da ruína vem a soberba, e o espírito orgulhoso precede a queda.
LÍDER DE GP: LEIA JOSUÉ CAPÍTULOS 6 E 7
Introdução
A Batalha de Àsculo, em 279 a.C. durante a Guerra Pírrica, os romanos lutaram contra o exército grego do Epiro, sob o comando do rei Pirro. O plano dele era vencê-los e fazer com que os italianos – sob o domínio dos romanos – passassem para o seu lado. Pirro esmagou as tropas romanas, mas, ao mesmo tempo, perdeu muitos comandantes e oficiais que havia levado para a Itália. Os romanos, que perderam mais, puderam repor suas baixas, mas os epirenses não. Pirro perdeu, Roma começou a se tornar uma potência, e daí vem a expressão “vitória pírrica”, ou seja: ganhou, mas perdeu.
Desenvolvimento
As nossas derrotas são muito mais sérias para nós do que para Deus. Não fomos preparados para conviver com o fracasso, pois nossa cultura exige que avancemos sempre como pessoas bem sucedidas. Mas as derrotas fazem parte da vida e é bom aprendermos com elas.
1)- Cuidado com o excesso de autoconfiança
E voltaram a Josué e lhe disseram: — Não é necessário que vá todo o povo; bastam uns dois ou três mil homens, para atacar a cidade de Ai. Não fatigue ali todo o povo, porque são poucos os inimigos. Josué 7.3
Os israelitas, eufóricos pelo tremendo triunfo que Deus lhes havia concedido na destruição da fortaleza de Jericó, lançaram-se com muita confiança na conquista de um povoado que tinha a décima parte do tamanho de Jericó. Embriagados pela vitória sobre Jerico, os israelitas acharam fácil a conquista da cidadezinha de Ai, próximo objetivo militar a ser tomado. O fracasso nunca é tão amargo e difícil de ser digerido do que quando estamos confiantes de que tudo iria acabar bem. Josué sentiu-se profundamente desapontado e até traído. Ele se lançou ao chão e exclamou com amargura: "Ah! Senhor Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão" (Josué 7:7).
2)- A lamentação deixa nossa vida estagnada
"Por que estás prostrado assim sobre o rosto?" (Josué 7:10).
Josué ficou parado e se lamentando. Levou uma bronca de Deus. Dizem que as pessoas que se perdem e são encontradas mortas em florestas, não tentaram sair de onde estavam. Em ocasiões de fracasso, podemos perder muito tempo lamentando-nos pelas decisões que tomamos. Não há dúvida de que é importante aprender com os erros cometidos, entretanto, todas as nossas recriminações do mundo não podem desfazer o que aconteceu. Quando você sofrer alguma derrota, pode dar uma choradinha, ficar com raiva, mas não permita permanecer nesse estado. Ore, peça pra Jesus Cristo te ajudar e siga em frente.
3)- Reaja
Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Josué 7:10
Quando você cai, o inimigo quer vê-lo ali, sentindo pena de si mesmo e maldizendo a situação em que vive. O seu Pai celestial quer vê-lo outra vez de pé. Se existem coisas para confessar, fale com Deus. Se há pessoas que devem ser enfrentadas, encare-as corajosamente. Se perceber situações que precisam ser corrigidas, entre em ação. Não perca tempo lamentando-se pelas coisas que lhe aconteceram. Devemos nos levantar e resolver o mais rápido a situação que ocasionou a queda. Por esta razão, o Senhor perguntou a Josué: Ele o animou a se levantar e a fazer o que era preciso: purificar o povo do seu pecado.
Conclusão
Quando experimentarmos vitórias, não pensemos que o fizemos sozinhos. Deus estava no controle. Por isso, se sua vida está boa, não caia no erro dos israelitas de começar a fazer as coisas sem orar, sem consultar a Bíblia e meditar nos seus conselhos. Não espere uma derrota para aproximar-se de Deus novamente. Vigie sempre, pois o diabo sempre estará esperando um descuido seu. Continue a se reunir na igreja ou no Grupo Pequeno para manter-se forte.
Fábio Alcântara