PECADOS CAPITAIS
Texto Bíblico:
Hebreus 12.1,2
1Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Introdução
Anos atrás os soldados que lutaram numa selva mormacenta encontraram um problema frustrante. Sem aviso, uma trepadeira espinhosa e invasiva se grudava ao corpo e aos equipamentos deles, prendendo-os. Enquanto lutavam para se libertar, mais tentáculos da planta os enredavam. Os soldados apelidaram a erva daninha de “espere-um-minuto” porque, uma vez entrelaçados e incapazes de seguir em frente, eram forçados a gritar para outros membros da equipe: “Ei, esperem um minuto, estou preso!”.
Desenvolvimento
De maneira semelhante, é difícil para os cristãos seguirem em frente quando estão emaranhados pelo pecado. A Bíblia alerta para nos livrarmos “de todo peso que nos torna vagarosos e do pecado que nos atrapalha” e a corrermos “com perseverança”. Mas como lançamos fora o pecado que pesa sobre nós?
1)- Pecados modernos nos enrolam
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta. Hebreus 12.1
Você se lembra dos pecados capitais? São eles: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Todos eles são contrários a valores para ser uma boa pessoa, como ser humilde, generoso, justo, empático, entre outros. Mas temos alguns pecados mais evidentes hoje que atrapalham a nossa vida:
Avareza – gente querendo ganhar dinheiro a qualquer custo abandonando Jesus Cristo e sua palavra;
Gula ao contrário – Há um exército de seres humanos ocupados em lutar contra o peso alheio. Walcyr Carrasco escreveu: O adeus de Marília Mendonça provou que a gordura ainda tem sua patrulha. Gordofobia? Não acabou. Continua em alta. Ao chamar uma garota de “gordinha”, muitos acham que estão fazendo piada. Na real, estão mantendo um padrão, que dói, machuca e continua sendo repetido.
Soberba – Não nos importar com os outros nos seus sentimentos e se acomodar na nossa própria suficiência.
Preguiça – Quanta gente acomodada nas suas vidas pós pandemia que não se importa mais com a obra missionária da igreja.
Luxúria – quanta gente que elegeu o entretenimento, a pornografia, os filmes e agora estão imersos num vício destruidor!
Em qual pecado você está precisando de libertação e que está destruindo a sua vida e dos que estão à sua volta?
2)- Jesus pode nos libertar
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa... Hebreus 12.2
Jesus é o único que pode nos libertar do pecado sempre presente em nossa vida. quando nossos olhos se fixam nele, o pecado perde sua força, pois o pecado não conseguirá criar raízes, pois sentiremos aversão a ele. A obra de Cristo por nós vai nos envergonhar e impedir a carne de fazer o que quiser. Que aprendamos a manter o nosso olhar firme nele, nosso Salvador.
Porque o Filho de Deus se tornou “semelhante a seus irmãos em todos os aspectos”, Ele sabe o que é ser tentado – “mas nunca pecou” (2:17,18; 4:15). Sozinhos, podemos estar desesperadamente emaranhados em nosso próprio pecado, mas Deus quer que superemos a tentação.
3)- Lutamos com a força de Cristo contra o pecado
As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.1 Coríntios 10.13
Não é na nossa própria força, mas na Sua, que podemos “nos livrar” do pecado que nos enrola. A Bíblia diz que o Espírito de Deus sempre nos ajudará quando passarmos pelas fraquezas e tentações. Sozinhos não temos forças para nada, mas a graça do Evangelho é que não estamos a sós. Temos um Jesus Cristo que passou por muitas tentações e pode ser empático conosco nos perdoando e nos livrando.
Conclusão
Aqui não estamos falando do pecado da Queda, mas dos pecados. Pecado não é um assunto do passado, mas muito presente e recorrente. Se não cuidarmos ele contaminará nossa vida tirando o vigor e a alegria. Creio que neste momento você precisa da força de Deus para abandonar esses pecados capitais que te afastam de Deus, dos outros e da saúde.
Fábio Alcantara