AMIZADES QUE SALVAM
Texto Bíblico : 1 Samuel 23.14-18
Introdução
A amizade é uma das maiores dádivas da vida. Amigos verdadeiros buscam um tipo especial de bem para seus queridos; o bem mais elevado: que eles possam conhecer Deus e amá-lo com todo o seu coração, alma e mente. O pastor e mártir alemão Dietrich Bonhoeffer disse: “O objetivo da amizade é determinado exclusivamente por aquilo que é a vontade de Deus para a outra pessoa.”
Quebra-gelo: 20 De julho – dia do amigo. Como você está no mercado das amizades?
Desenvolvimento
1)- Boas amizades fortalecem a fé
Jônatas, amigo de Davi, é um excelente exemplo de amizade verdadeira. Davi estava no exílio, escondido no Deserto de Zife, ao saber que “…Saul saíra a tirar-lhe a vida…” (1 Samuel 23:15). Jônatas foi a Horesa para encontrar Davi. A importância dessa cena está na intenção de Jônatas: Ele ajudou Davi a encontrar forças em Deus ou, como diz o texto, “…lhe fortaleceu a confiança em Deus” (v.16).
2)- Boas amizades vem de Deus
Essa é a essência da amizade cristã. Além de interesses comuns e de afeição, além de inteligência e riso está o objetivo definitivo de semear nos outros as palavras de vida eterna, deixando-os com lembretes da sabedoria de Deus, revigorando seu espírito com palavras do Seu amor e fortalecendo a sua confiança em Deus.
3)- Nosso maior amigo é Cristo
João 15.13 - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Os amigos à nossa volta são importantes. Mas temos a Cristo que não mediu esforços para ser nosso amigo e salvador. Nele você sempre poderá contar. Ele não decepciona ninguém.
Conclusão
Ore por seus amigos e peça a Deus para dar-lhe uma palavra “a seu tempo” para ajudá-los a encontrar forças renovadas em nosso Deus e Sua Palavra. Um amigo verdadeiro é um presente de Deus e alguém que nos aponta o caminho de volta a Ele.
APLICAÇÃO: Mostre a importância da Célula e da Igreja para fazer amigos.