Enfrente as batalhas
Texto Biblico: Salmo 11
Introdução
O feito heroico do soldado Desmond Doss, do Exército dos EUA, é relatado no filme Até o Último Homem (2016). As convicções de Doss não permitiam que ele tirasse vidas humanas. Como médico do exército, ele se comprometeu a preservar a vida, mesmo que para isso tivesse que morrer. Doss foi honrado por isso: “O soldado Doss recusou-se a procurar cobertura e permaneceu na área com muitos feridos, levando-os um a um até a borda da escarpa. Enfrentou sem hesitação o bombardeio inimigo e o fogo de armas pequenas para ajudar um oficial de artilharia”.
Desenvolvimento
No Salmo 11, a convicção de Davi de que seu refúgio estava em Deus o compeliu a resistir às sugestões de fugir em vez de enfrentar seus inimigos (vv.2-3). Poucas palavras compõem sua declaração de fé: “No Senhor eu me refugio” (v.1). Essa convicção guiou sua conduta.
1)- Nas batalhas conte com Deus
As lutas fazem parte da vida. Lembre-se de que lutas fazem parte da vida e que, vez ou outra, todos nós passamos por períodos turbulentos. Nesses momentos, o importante é não deixar de acreditar que o melhor ainda está por vir, que o Deus do impossível não está alheio aos seus problemas e que, por mais difícil que pareça, há uma saída sim.
Conversar com Deus e expor-lhe as suas circunstâncias fará com que se sinta mais aliviado, simplesmente pelo fato de verbalizar o que aflige a sua alma. Jesus disse: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Vá a Jesus pela fé e conte a ele tudo o que oprime você.
2)- Tome atitudes
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, - Efésios 6:17,18
Algumas atitudes podem fortalecê-lo ao enfrentar momentos de desespero. Uma delas é orar. Orar coloca você em contato com os céus, sintoniza seu coração ao do Criador e abre as portas para o milagre acontecer.
Leia a Bíblia. Ler a Bíblia é outra atitude positiva. Por meio dela, você pode ser edificado com histórias de pessoas que passaram por tormentas dificílimas e que foram ajudadas pela poderosa mão do Pai Celestial. Ao aprender mais sobre os poderosos feitos do Criador, sua fé será fortalecida e você passará a enxergar que não está sozinho, mas, sim, que há um Deus Todo-poderoso disposto a derrotar cada um dos seus inimigos.
Compartilhe suas dores. Estabeleça contato com outras pessoas, não fique sozinho. Nessas horas, o pior que você pode fazer é se isolar. Não faça isso! Busque irmãos na fé e pessoas que o estimulem a superar o problema. Tais pessoas podem ajudá-lo a ver a tribulação pela qual está passando com outros olhos. Geralmente, quem está do lado de fora consegue enxergar a situação mais claramente e contribuir com conselhos eficazes.
Dê tempo ao tempo. Mantenha a calma e respire fundo. Relaxe um pouco e dê tempo ao tempo. Saiba que essa luta está fazendo você mais perseverante, experiente, sábio, forte, maduro e paciente. Observe atentamente as lições escondidas nas circunstâncias e aprenda com elas, não desperdice a oportunidade de crescimento que as batalhas da vida oferecem a você. Quando a tormenta passar, seus músculos emocionais estarão mais robustos e firmes.
E não perca a esperança! Não perca a esperança, olhe para o amanhã com expectativa. Grandes vitórias demandam grandes batalhas, portanto acredite, você pode se tornar um campeão. Conte com Deus nesse momento conturbado e caminhe lado a lado com ele. Você poderá se surpreender ao perceber as nuvens cinzentas da tempestade cederem lugar a um belo e contagiante céu azul. Tenha fé. Seu futuro pode ser muito melhor do que imagina. Apenas continue caminhando. Deus não vai abandoná-lo um minuto sequer. •
Conclusão
As palavras de Davi amplificaram a grandeza de Deus. Sim, a vida às vezes pode ser como um campo de batalha, pois somos bombardeados com problemas de saúde, tensões financeiras, relacionais e espirituais. Então o que deveríamos fazer? Reconhecer que Deus é o rei do Universo (v.4), confiar na Sua incrível capacidade de julgar com precisão (vv.5-6) e descansar no que é certo e justo (v.7). Podemos buscar a Deus sem demora para encontrar refúgio!
Pr. Fábio Alcantara