Quando não entendemos
Texto Bíblico:
Jó 2:7-10
Introdução
“Eu não entendo o Seu plano. Entreguei-lhe toda a minha vida e acontece isso!” Essa era a mensagem de um filho à sua mãe quando seu sonho de ser bem-sucedido como atleta profissional foi temporariamente interrompido. Quem já não teve uma experiência inesperada e decepcionante que leva a mente a duvidar? Um membro da família corta a comunicação sem explicação; a saúde se complica; a empresa é realocada; um acidente muda toda a vida.
Desenvolvimento
Lemos sobre as tragédias e contratempos na vida de Jó. Humanamente falando, se havia alguém que se qualificasse para uma vida livre de problemas, era ele: “íntegro e correto, temia a Deus e se mantinha afastado do mal” (Jó 1:1). Mas a vida nem sempre é como gostaríamos. Não foi assim para Jó nem o será para nós. A esposa dele o aconselhou: “amaldiçoe a Deus e morra!” (2:9), mas a resposta dele para ela foi sábia, instrutiva e adequada a nós também quando as coisas, grandes ou pequenas, que preferimos não enfrentar acontecem. “Aceitaremos da mão de Deus apenas as coisas boas e nunca o mal?”. Em tudo isso, Jó não pecou com seus lábios” (v.10).
O que não entendemos são:
1)- Para sermos conforme Jesus
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes àimagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8.29
Como em todas as coisas, o propósito final de Deus para nós é crescer mais e mais à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). Este é o objetivo do cristão, e tudo na vida, incluindo as provações e tribulações, foi concebido para nos permitir alcançar esse objetivo. Ser separado para os propósitos de Deus e equipado para viver para a Sua glória faz parte do processo de santificação. A maneira em que tribulações alcançam este objetivo é explicado em 1 Pedro 1:6-7: "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, ara que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo". A verdadeira fé do crente será confirmada pelas provações que sofremos para que possamos descansar na certeza de que essa fé é real e vai durar para sempre.
2)- Para desenvolver em nós um caráter piedoso
"nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado". Romanos 5.3-5
As provações desenvolvem em nós um caráter piedoso, e isso nos permite a gloriar. Jesus Cristo deu o exemplo perfeito. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores"(Romanos 5:8). Estes versículos revelam aspectos do Seu propósito divino tanto para as provações e tribulações de Jesus Cristo quanto as nossas. Perseverar prova a nossa fé. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).
3)- Para mostrar as más escolhas
"juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar". 1 Coríntios 10:13
No entanto, devemos ter cuidado para não tentar usar desculpas para as nossas "provações e tribulações" se forem o resultado de nossos erros. Deus perdoa os nossos pecados porque a punição eterna para eles foi paga pelo sacrifício de Cristo na cruz. No entanto, ainda passamos pelas consequências naturais nesta vida por nossos pecados e más escolhas. No entanto, Deus usa até mesmo esses sofrimentos para nos moldar e conformar com os Seus propósitos e nosso bem supremo. Ele também nos assegurou que nenhuma tribulação nos testará além da nossa capacidade de suportá-la, e que
Conclusão
Que Deus nos fortaleça para permanecermos firmes em nossa confiança e reverência por Ele, mesmo quando não podemos entender como o Senhor age durante os dias difíceis.
Pr. Fábio Alcântara