E SE JESUS CHEGASSE EM SUA CASA HOJE?
Texto Bíblico: Mateus 26.65-66
Então o sumo sacerdote rasgou as vestes e disse: Blasfemou! Por que ainda precisamos de testemunhas? Eis que agora vocês ouviram a blasfêmia! O que vocês acham? E eles responderam: É réu de morte.
Introdução
Os Evangelhos contam que Jesus esteve em diversas casas ao longo do seu ministério. Dê oportunidade aos presentes para alistarem casas onde Jesus esteve: casa de Pedro; do publicano Zaqueu em Jericó; do líder da sinagoga de Cafarnaum, Jairo...
Desenvolvimento
Mateus 26.57-68 narra o que aconteceu na noite quando Jesus foi traído por Judas, preso no Getsêmani e levado para a residência do Sumo Sacerdote Caifás, em Jerusalém. Foi na casa do maior líder da religião judaica que Jesus foi julgado e condenado à morte. Uma ironia: justamente na casa do principal Sacerdote foi onde Jesus foi mais afrontado e acusado de blasfêmia.
Caifás ocupou este importante cargo durante cerca de dezoito anos, depois de suceder o sogro, Anás. Foi destituído da função pelo governo romano somente em 36 dC, ou seja, alguns anos depois da crucificação de Jesus.
Observamos que:
1)- É possível alguém ser religioso e ainda assim não conhecer a Deus!
Em tese Caifás deveria ser a pessoa mais conhecedora de Deus em Israel. Inclusive caiba a ele entrar no Santo dos Santos uma vez ao ano, o lugar impossível a qualquer outra pessoa que não fosse o Sumo Sacerdote. O modo como tratou o Messias revela sua incapacidade em reconhecer a Verdade. Muitas pessoas estão nas igrejas, mas não conhecem de fato a Cristo. Por isso não tem prazer na Sua palavra.
2)- Não podemos distorcer as palavras de Jesus.
Em Mateus 26.61, o texto narra que duas testemunhas se apresentaram na casa de Caifás e disseram ter ouvido Jesus afirmar: "Posso destruir o santuário de Deus e reconstruí-lo em três dias". No capítulo 27.40, estando Jesus na cruz, pessoas que passavam pelo Calvário lhe afrontavam por estas mesmas palavras! Caifás e os que com ele acusavam a Jesus distorceram as Palavras de Jesus.
O "templo" ao qual Jesus se referiu era seu próprio corpo que após a morte, ressuscitaria no terceiro dia! Às vezes a gente inventa coisa que gostamos e Deus não gosta. E muitas vezes Ele gosta que tenhamos determinadas atitude das quais não gostamos. Isso é levar seu nome em vão. Como tem sido a sua vida?
3)- A casa de Caifás foi um lugar de desonra a Deus.
Em Mateus 26.67, consta que houve pessoas que cuspiram no rosto de Jesus, outros bateram nele e o esbofetearam. Também zombavam dele pedindo que profetizasse e disse quem o estava agredindo! Jesus nunca tinha sido tratado deste jeito! Nem quando lidou com uma legião inteira de demônios para libertar o Gadareno! Justamente na casa do Sacerdote foi que sofreu tanta afronta. Sua casa tem sido um lugar de honra a Deus?
Conclusão
Sua casa deve ser uma extensão da Igreja! O Novo Testamento ensina que todos os filhos de Deus são também "sacerdotes" (Apocalipse 1.5). E por isso nossas casas precisam ser um lugar de honra ao nosso Senhor e Deus. A casa de Caifás abrigou: mentiras, calúnias, testemunhas falsas, falsa espiritualidade, injustiça... A casa de cada um de nós precisa ser um lugar onde o Senhor é amado, temido e glorificado.
Desafio
Assuma o compromisso de servir ao Senhor juntamente com sua família. Ajude-os a estabelecerem em suas casas altares de adoração ao Senhor e Deus. Se não tem em casa, também não vão querer estar na igreja.