Inabaláveis em Jesus
Texto bíblico: Jeremias 1.4-10
E não tenha medo do povo, pois estarei com você e o protegerei. Eu, o Senhor, falei! v.8
Introdução
O avião de Louis Zamperini caiu no mar durante a guerra, matando oito dos 11 homens a bordo. Zamperini e dois outros subiram nos botes salva-vidas. Vagaram por dois meses, afugentando tubarões, enfrentando tormentas, desviando-se de balas de aviões inimigos e comendo peixes e pássaros crus. Por fim, chegaram a uma ilha onde foram capturados. Por dois anos, Zamperini foi espancado, torturado e trabalhou impiedosamente como prisioneiro de guerra. Sua notável história é contada no livro Invencível (Ed. Objetiva, 2010).
Desenvolvimento
Jeremias é um dos personagens inabaláveis da Bíblia. Suportou conspirações (Jeremias 11:18), foi açoitado e colocado no tronco (20:2), amarrado em um calabouço (37:15-16) e lançado na lama profunda de um poço (38:6). Sobreviveu, pois Deus havia prometido ficar com ele e resgatá-lo (1:8).
1)- Jesus nos deu o exemplo
¹⁵ Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4.15
Como homem, o Senhor Jesus experimentou o que passamos e sentimos diante das perseguições, das dificuldades e das tentações. Ele sofreu duras provas durante toda a Sua vida, inclusive, nos quarenta dias em que foi tentado pelo diabo no deserto (Lc 4.1-13). O Filho de Deus assumiu corpo e alma humana, mas suportou e venceu todas as lutas a que foi submetido. Por isso, as pessoas são encorajadas a irem até Ele. Quando O encontram, descobrem que Ele tem profunda afinidade e disposição para ouvi-las e socorrê-las nas aflições. Como Sumo Sacerdote, o Senhor Jesus não intercede por nós de forma fria e insensível, justamente porque provou se tudo o que passamos
2)- Jesua nos faz uma promessa semelhante
“Não o deixarei; jamais o abandonarei” (Hebreus 13:5).
Deus não prometeu salvar Jeremias ou a nós de problemas, mas prometeu nos carregar através dos problemas. Podemos passar por situações tão trágica, como Jeremias, mas com a força que Cristo nos dá, teremos paciência o suficiente para vencer cada obstáculo, por mais intransponível que seja.
3)- Fazer a coisa certa
¹⁷ Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17
As orações sinceras são tão preciosas diante de Deus que são colocadas em taças de ouro (Ap 5.8). O Senhor Jesus mostrou a importância da oração quando disse que devemos orar sempre e nunca esmorecer (Lc 18.1). É impossível receber as respostas de Deus quanto às suas promessas e, sobretudo, manter a Salvação, sem uma vida de oração.
É pela adoração reverente a Deus, esperando n'Ele e por Ele, com profundo silêncio de alma que se rende para que Deus se revele, que a capacidade de conhecer e confiar na Sua vontade será desenvolvida. É quando lemos Sua palavra, que Seu poder virá em plenitude para crermos nela e a recebermos como algo especifico para nós. É pela oração, em contato vivo com Deus, que a fé, o poder para confiar , que a fé se fortalecerá em nós. Muitos cristãos não conseguem entender o que significa orar muito. Mas o que o Mestre diz, a experiência de Seu povo confirma: pessoas de muita fé são pessoas de oração.
Conclusão
Zamperini reconheceu a proteção de Deus e, após a guerra, entregou sua vida a Jesus. Perdoou seus captores e levou alguns a Cristo. Ele percebeu que, embora não possamos evitar todos os problemas, não precisamos sofrê-los sozinhos. Quando os enfrentamos com Jesus, tornamo-nos inabaláveis.
Fábio Alcântara