OS ERROS DA VIDA
Texto Bíblico:
O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.
1 Pedro 5:10
Quando o povo de Israel insistiu em ter um rei, apesar dos avisos do profeta Samuel (1 Samuel 8.4-9), Deus permitiu que acontecesse como eles desejavam. Porém, quando perceberam os resultados trágicos de sua escolha, pediram a ajuda e as orações de Samuel (12.19). Samuel disse ao povo: “…Não temais; tendes cometido todo este mal; no entanto, não vos desvieis de seguir o Senhor, mas servi ao Senhor de todo o vosso coração” (12.20). Mas nosso Pai sempre tem socorro para seus filhos e filhas.
Desenvolvimento
Não podemos desfazer o dia de ontem, mas podemos agir hoje de modo a influenciarmos o amanhã. Samuel prometeu orar por eles e ensinar-lhes o caminho certo, e frisou: “Tão-somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez” (1 Samuel 12.24).
1)- O Senhor deseja que reconheçamos sua bondade
Romanos 2.4 - Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?
Jesus sabe que temos falhas, mesmo quando nos comprometemos com ele. O Salvador nos redime de todo o fracasso pessoal ao dizer a nós que, a despeito de nossos pecados, temos valor aos olhos de Deus o Pai. Existe uma nova possibilidade. Podemos ser mais do que somos em qualquer momento; podemos sempre manifestar certo senso de bondade e nos aproximar da vida que nos trará paz. Mesmo em meio ao fracasso pessoal, aquele que foi salvo sabe que, ainda assim é precioso aos olhos de Deus, de Jesus e de sua santa comunidade. Aquele que foi salvo não conhece o sentido de isolamento. Jesus é o amigo que nunca decepcionará, o fiel que nunca deixará de ser fiel, mesmo quando as pessoas forem infiéis a ele.
Apesar de falhos e errantes, contamos com a misericórdia de Deus. Não nos arrependemos para sermos perdoados; mas somos perdoados porque recebemos perdão de antemão. A bondade do nosso Pai é que nos conduz ao arrependimento. Ou seja, sua bondade é tanta que não existe situação em que o benefício esteja longe. Se você errou, saiba que o Senhor quer te restaurar e você pode contar com a Sua bondade.
2)- O arrependimento segundo Deus traz perfeição
2 Coríntios 7.9-10 - agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
O arrependimento sem Cristo traz remorso, tristeza e amargura que carregam pelo resta da vida. Mas quando estamos sob os cuidados do Senhor, apesar de passarmos por grandes dificuldades, o arrependimento nos leva à aprendizagem e à prosperidade, pois quem se deixa tratar pelo Senhor nos erros e nos acertos, há produção de santidade e perfeição. O Senhor não marca quando corrige, mas capacita a andar com fé e confiança. No mundo, o arrependimento traz morte; mas em Deus somos levados à vida. Você pode crer que há esperança?
3)- Precisamos prosseguir
Filipenses 3.13-14 - Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Dizem que os que morrem perdidos na floresta é porque ficam sentados se culpando por ter se perdido ou ter feito algo errado. Se continuassem a andar teriam chance de serrem salvos. Quando o fracasso vem, precisamos deixar a inércia e prosseguir. Nosso alvo é Jesus Cristo e nova vida que ele nos deu. Paulo deixava as coisas para trás: os fracassos, as prisões, as traições e mantinha um espírito alegre por ter conhecido ao Senhor Jesus. Peça ajuda aos irmãos/ãs e siga adiante, pois haverá maior chance de milagre.
Conclusão
Jesus Cristo nos convida a segui-Lo hoje, e a reconhecermos humildemente Seu perdão e Sua fidelidade. Não permita que os fracassos de ontem arruínem os esforços de amanhã. Entregue sua vida ao Senhor hoje. Permaneça firme no GP e na Igreja, assim certamente você estará na vontade de Deus.
Fabio Alcantara