Estudo semana de 27 de Maio - Felicidade Verdadeira
24/05/2024


FELICIDADE VERDADEIRA

 

Texto Bíblico:

Eclesiastes 2.10-11

"Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho, e essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol."

 

Introdução

Abidal-Rahman III foi o governante de Córdoba, Espanha, no século 10. Após 50 anos de reinado bem-sucedido ("amado pelos súditos, temido pelos inimigos e respeitado pelos aliados"), al-Rahman deu uma olhada mais profunda em sua vida. Sobre seus privilégios, disse: "Esperaram por mim as riquezas e honras, o poder e o prazer." Mas ao contar quantos dias de felicidade genuína ele tivera durante esse tempo, totalizaram apenas 14. Que triste!

 

Desenvolvimento

O autor de Eclesiastes, tradicionalmente identificado como Salomão, reflete sobre a futilidade das riquezas, prazeres e realizações mundanas. Ele experimentou tudo o que o mundo tem a oferecer e concluiu que, sem Deus, tudo é vaidade, como "correr atrás do vento." Salomão nos ensina que a verdadeira felicidade não se encontra nas coisas terrenas, mas sim em um relacionamento com Deus.

 

1)- A Ilusão da Felicidade nas Riquezas e Prazeres

"Então disse: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens." E lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita.' "Então disse: 'Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se.' "Contudo, Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?' "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus." Lucas 12:15-21

A parábola do rico insensato nos alerta sobre a futilidade de acumular riquezas sem ser "rico para com Deus". É fácil cair na armadilha de pensar que a felicidade está nas posses materiais e no acúmulo de bens. No entanto, Jesus nos lembra que a vida é incerta e que devemos focar em tesouros eternos. Pergunte-se: onde estou investindo meu tempo e meus recursos? Estou buscando primeiro o reino de Deus e a sua justiça?

 

2)- A Verdadeira Fonte de Felicidade

"Digo isso não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:11-13

A Bíblia nos ensina que o contentamento verdadeiro não depende das circunstâncias externas, mas de nossa relação com Cristo. Ele aprendeu a estar contente em qualquer situação, sabendo que sua força vinha de Deus. Esse é um grande desafio para nós hoje, em uma sociedade que constantemente nos empurra para desejar mais e nunca estar satisfeitos. Reflita: como posso aprender a estar contente com o que tenho agora? Estou confiando em Deus para a minha satisfação e força diária?

 

3)- A Felicidade Eterna em Deus

"Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita." Base Bíblica: Salmos 16:11

 Este versículo nos lembra que a verdadeira alegria e prazer estão na presença de Deus. Muitas vezes procuramos felicidade em lugares errados, quando a verdadeira fonte de alegria está em um relacionamento profundo e contínuo com Deus. Deus promete nos mostrar o caminho da vida e nos dar uma alegria que é plena e eterna. Pense: como posso cultivar uma maior consciência da presença de Deus no meu dia a dia? O que estou fazendo para buscar a alegria plena que só Ele pode proporcionar?

 

Conclusão

Abidal-Rahman III, apesar de toda sua riqueza e poder, descobriu que a verdadeira felicidade não se encontra nas coisas deste mundo. Assim como Salomão e muitos outros, ele percebeu que os prazeres terrenos são passageiros e, muitas vezes, vazios. A Bíblia nos ensina que a verdadeira felicidade é encontrada em um relacionamento profundo com Deus, contentamento em todas as circunstâncias e alegria na presença divina. Que possamos buscar essa felicidade verdadeira e duradoura que só Deus pode oferecer.

 

Perguntas para Reflexão:

Em quais áreas da sua vida você tem buscado felicidade nas coisas erradas?

Como você pode começar a buscar a verdadeira felicidade em Deus hoje?

Oração Final: Senhor, ajuda-nos a encontrar a verdadeira felicidade em Ti. Ensina-nos a buscar a Tua presença e a sermos contentes em todas as circunstâncias. Que possamos viver uma vida rica em sabedoria e paz, refletindo a Tua alegria verdadeira. Em nome de Jesus, amém.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB