Estudo Semana de 03 de Junho - Riqueza Escondida
29/05/2024


RIQUEZA ESCONDIDA

 

Texto Bíblico: Isaías 48.12-20

 

Introdução

Em 1799, Conrad Reed, 12, encontrou uma pedra grande e brilhante no sítio de sua família. Ele a levou para casa para mostrar ao pai, um pobre imigrante. Seu pai não entendeu o grande valor dessa pedra e a usou como batente de porta. A família passou por ela durante anos. Por fim, a pedra de Reed — uma pepita de ouro de quase 8 kg — chamou a atenção de um joalheiro local. A família Reed tornou-se rica rapidamente e sua propriedade o local da primeira grande descoberta de ouro nos Estados Unidos.

Assim como a família Reed não percebeu a riqueza escondida na pedra, muitas vezes passamos despercebidos pelas riquezas espirituais que Deus nos oferece. No livro de Isaías, encontramos promessas e orientações divinas que revelam essas riquezas.

 

Desenvolvimento

O livro de Isaías foi escrito durante um período de grande turbulência para Israel, incluindo a ameaça de invasão assíria e a eventual cativeiro babilônico. Isaías 48 fala diretamente ao povo de Israel, chamando-os de volta à fidelidade a Deus e destacando as promessas e riquezas espirituais que Ele oferece aos que Lhe obedecem. Leia como podemos aprender com essa passagem bíblica.

 

1)- A Soberania de Deus

"Escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei: Eu sou o mesmo, Eu sou o primeiro e o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; quando eu os chamo, eles logo se apresentam." (Isaías 48:12-13)

A soberania divina está em toda a criação. Ele é o começo e o fim, o Criador dos céus e da terra. Reconhecer a soberania de Deus nos ajuda a confiar em Sua sabedoria e plano para nossas vidas, sabendo que Ele tem controle sobre todas as coisas. Em qual área da sua vida onde você precisa confiar mais na soberania de Deus. Como isso pode mudar sua perspectiva e diminuir suas ansiedades?

 

2)- A Rebeldia de Israel e a Promessa de Redenção

"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar." (Isaías 48:17-18)

A Bíblia expressa o desejo de Deus em ensinar e guiar Seu povo, lamentando a desobediência deles. Se Israel tivesse seguido Seus mandamentos, teria experimentado paz e justiça. Deus quer nos guiar para uma vida plena e rica em bênçãos. Às vezes podemos estar resistindo à orientação de Deus em nossa vida. O que pode mudar se você começar a ouvir e seguir mais atentamente os Seus ensinamentos?

 

3)- O Chamado à Liberdade e Obediência

"Saí da Babilônia, fugi dos caldeus, e com voz de júbilo anunciai, proclamai isto, levai-o até o fim da terra; dizei: O Senhor remiu a seu servo Jacó." (Isaías 48:20)

Naquele tempo Deus chamava seu povo a sair da Babilônia, símbolo de cativeiro e opressão, e a anunciar a redenção que Ele trouxe. A libertação física do cativeiro babilônico é uma metáfora para a libertação espiritual que Cristo oferece a todos os que O seguem nos nosso tempo. Com isso, podemos identificar as babilônias" em nossa vida — situações, hábitos ou pensamentos que o mantêm cativo. Ao percebê-las, podemos orar para que a força de Jesus nos dê vitória. Quem pede com sinceridade certamente será fortalecido e receberá sabedoria.

 

Conclusão:

A história de Conrad Reed nos lembra de como podemos passar despercebidos pelas riquezas que estão ao nosso alcance. Da mesma forma, o texto de Isaías nos desafia a perceber e aproveitar as riquezas espirituais que Deus nos oferece: sua soberania, sua orientação e a liberdade que Ele proporciona. Ao buscar essas riquezas, podemos experimentar uma vida cheia de paz, justiça e propósito.

 

Para conversar:

Em Isaías 48:17-18, Deus lamenta que Israel não seguiu Seus mandamentos.

Como a obediência a Deus pode trazer paz e justiça à sua vida cotidiana?

O que significa para você sair da "Babilônia" em sua vida? Quais são as coisas ou situações que te mantêm cativo?

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB