Estudo semana de 01 de Julho - Fidelidade e Compromisso
28/06/2024


FIDELIDADE E COMPROMISSO

Texto Base:

 Apocalipse 2.12-17

 

Introdução

Na última sexta-feira tivemos nossa vigília e o tema foi apocalipse e a igreja de Pérgamo. A carta é uma mensagem de Jesus Cristo dirigida à igreja naquela cidade. Pérgamo era conhecida por sua grandeza cultural e religiosa, sendo um centro de idolatria e paganismo. Nesta carta, Jesus elogia a fidelidade da igreja, mas também adverte contra compromissos perigosos que estavam sendo tolerados entre os crentes.

 

Desenvolvimento

Pérgamo, localizada na Ásia Menor (atual Turquia), era uma cidade próspera e influente, famosa por sua biblioteca e seu templo dedicado a Esculápio, o deus da cura. A cidade também abrigava o altar de Zeus e era um centro de culto ao imperador romano. Os cristãos em Pérgamo viviam em meio a essa intensa pressão cultural e religiosa, enfrentando perseguição e tentações para comprometer sua fé.

 

1)- Elogio à Fidelidade

"Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita." Apocalipse 2.13

 

“O trono de Satanás” faz referência à atuação do diabo naquela cidade, que era a sede do culto ao imperador romano César Augusto. Todos eram obrigados a oferecer incenso diante da sua estátua e a tratá-lo como uma divindade. Aqueles que se recusavam a adorá-lo como se fosse um deus eram sacrificados por ele. Conta-se que Antipas, um dos principais pastores da igreja de Pérgamo, a quem o Senhor Jesus chama de "Minha fiel testemunha", foi assado vivo dentro de um boi de bronze por ter se recusado a adorar o imperador romano. Era assim que viviam os cristãos daquela cidade, os quais preferiam a morte a negar a sua fé. Bem diferente de muitos cristãos de hoje, que, ao passarem por situações bem mais simples, desanimam e deixam de buscar a Deus. Os nascidos do Espírito Santo recebem a revelação da fé que os faz suportar todas as lutas e as aflições que surgem por causa da Palavra de Deus (1Jo 5.4).

Jesus reconhece a difícil situação em que os cristãos de Pérgamo viviam, descrevendo a cidade como o lugar onde está "o trono de Satanás". Mesmo assim, eles permaneciam fiéis, não negando o nome de Cristo, mesmo sob a ameaça de morte, como exemplificado por Antipas, uma testemunha fiel que foi martirizada. Pense sobre as pressões e desafios que você enfrenta em sua própria vida ao tentar permanecer fiel a Cristo. Como você pode fortalecer sua fé para resistir às tentações e perseguições? Considere o exemplo de Antipas e busque ser uma testemunha fiel, confiando no poder de Deus para sustentar você.

 

 

2)- Advertência contra a falta de zelo na fé

"Mas tenho contra ti algumas poucas coisas: tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio." Apocalipse 2:14-15

Aqui há uma advertência a igreja de Pérgamo contra a doutrina de Balaão e dos nicolaítas. Balaão foi um profeta que, por ganância, levou Israel ao pecado através da idolatria e imoralidade (Números 31:16). Os nicolaítas promoviam uma falsa liberdade que levava à complacência moral e espiritual. A igreja estava tolerando esses ensinamentos corruptos, comprometendo sua pureza e fidelidade a Cristo.

Examine sua vida para identificar quaisquer áreas onde você possa estar comprometendo sua fé. Esteja atento às influências que tentam desviar você dos ensinamentos de Cristo. Busque arrependimento e um retorno à pureza e santidade, vivendo de acordo com os princípios do Evangelho.

 

3)- Promessa de Recompensa

"Arrepende-te, pois, quando não, em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." Apocalipse 2.16-17

Jesus chama a igreja ao arrependimento, advertindo sobre a iminente disciplina divina. No entanto, Ele também oferece promessas gloriosas aos vencedores: o maná escondido e uma pedra branca com um novo nome. O maná representa a provisão e sustento espiritual, enquanto a pedra branca simboliza absolvição e uma nova identidade em Cristo.

Reflita sobre as áreas da sua vida que necessitam de arrependimento e aceite o convite de Jesus para viver uma vida vitoriosa. Confie nas promessas de provisão e nova identidade que Ele oferece. Encontre conforto e esperança nas recompensas espirituais que aguardam aqueles que permanecem fiéis até o fim.

 

Conclusão

A carta à igreja de Pérgamo nos desafia a manter nossa fidelidade a Cristo em meio às pressões e tentações do mundo. Devemos estar vigilantes contra compromissos que possam corromper nossa fé e buscar sempre o arrependimento e a santidade. A promessa de Jesus é clara: aqueles que vencerem serão recompensados com bênçãos espirituais e uma nova identidade em Cristo.

Lembre-se de que a luta pela fidelidade a Cristo não é fácil, mas é possível com a ajuda do Espírito Santo. Permita que as promessas de Jesus encham seu coração de esperança e motivação para viver de acordo com Seus ensinamentos. Que sua vida seja um testemunho fiel, mesmo em meio às adversidades, e que você experimente a alegria e a paz que vêm de uma caminhada íntima com Deus.

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB