Estudo Semana de 08 de Julho - Você Consegue
06/07/2024


VOCÊ CONSEGUE!

Texto Bíblico:

Atos 14.21-28

 

Introdução

Encorajamento é como oxigênio para nós.James Savage, 9 anos, nadou por mais de 3 quilômetros da costa de São Francisco até a Ilha de Alcatraz e voltou, quebrando o recorde da pessoa mais jovem a realizar o feito. Os 30 minutos nadando sob as águas agitadas e frias fizeram-no querer desistir. Porém, muitos remadores gritavam: “Você consegue!” Os incentivos deram-lhe o impulso que ele precisava para conquistar o seu objetivo.

Desenvolvimento

O livro de Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, é uma continuação do Evangelho de Lucas. Ele relata a história do nascimento e da expansão da igreja cristã primitiva após a ascensão de Jesus. Atos descreve as ações dos apóstolos, especialmente de Pedro e Paulo, e como o Espírito Santo guiou a igreja através de suas primeiras décadas. A missão de Paulo é especialmente destacada devido ao seu papel na disseminação do evangelho entre os gentios (não-judeus). Atos 14:21-28 faz parte do relato da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé, que começou em Antioquia da Síria (Atos 13:1-3). Essa viagem ocorreu entre aproximadamente 46-48 d.C. e foi uma missão conjunta para pregar o evangelho em diversas cidades da região.

Da mesma forma, os cristãos primitivos enfrentaram muitas dificuldades e tribulações. As águas agitadas da perseguição e das dificuldades poderiam tê-los feito desistir. Contudo, Paulo e Barnabé os encorajaram a continuar. Vamos estudar Atos 14.21-28 e ver como esse encorajamento foi crucial para que eles permanecessem firmes na fé.

 

1)- A Importância do Encorajamento

"E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecerem na fé e mostrando que através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." (Atos 14:21-22)

Paulo e Barnabé, após terem pregado o evangelho e feito muitos discípulos, voltaram às cidades onde já tinham estado. Eles não apenas pregavam e seguiam em frente; eles retornavam para fortalecer e encorajar os novos crentes. Eles sabiam que esses novos discípulos enfrentariam muitas tribulações e que precisavam de encorajamento constante para permanecer firmes na fé. Nóstambém precisamos de encorajamento para continuar em nossa caminhada cristã. Quando enfrentamos dificuldades e tribulações, as palavras de apoio de nossos irmãos em Cristo podem fazer toda a diferença. Quem em sua vida precisa ouvir hoje "Você consegue!"?

 

2)- A Realidade das Tribulações

"...exortando-os a permanecerem na fé e mostrando que através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." (Atos 14:22)

Paulo e Barnabé foram claros ao dizer que as tribulações são parte do caminho para o reino de Deus. Eles não adoçaram a mensagem, mas foram honestos sobre os desafios que os discípulos enfrentariam. Esta realidade é importante porque prepara os crentes para perseverarem, sabendo que as dificuldades são esperadas.

Reconhecer que as tribulações fazem parte da vida cristã nos ajuda a não desanimar quando elas surgem. Ao invés de sermos surpreendidos pelas dificuldades, podemos estar preparados e buscar força em Deus para superá-las. Você está enfrentando uma tribulação agora? Lembre-se que isso faz parte da jornada e que Deus está com você em cada passo.

 

3)- A Perseverança na Missão

 "E, promovendo-lhes em cada igreja a eleição de presbíteros, depois de orarem com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atravessando depois a Pisídia, dirigiram-se à Panfília; e, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália, e dali navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a obra que acabavam de cumprir. Ali chegados, reunida a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por meio deles e como abrira aos gentios a porta da fé. E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos." (Atos 14:23-28)

Paulo e Barnabé perseveraram na missão que Deus lhes havia dado. Eles estabeleceram liderança nas igrejas, oraram e jejuaram, e encomendaram os novos líderes ao Senhor. Continuaram a pregar a palavra e, ao retornar a Antioquia, relataram todas as coisas maravilhosas que Deus havia feito através deles. Eles também permaneceram um tempo com os discípulos, fortalecendo-os.

Perseverar na missão que Deus nos dá, mesmo diante das tribulações, é essencial. Precisamos confiar que Deus está trabalhando em nós e através de nós, e lembrar de relatar e celebrar as coisas maravilhosas que Ele faz. Você está cumprindo a missão que Deus lhe deu? Persevere, confie em Deus e compartilhe os testemunhos de Suas grandes obras, convidando seus amigos para o Grupo Pequeno, pois muitos deles também estão precisando ouvir: “com Jesus, você consegue”!

 

Conclusão

Quando as águas agitadas e frias da tribulação fizeram os cristãos querer desistir, Paulo e Barnabé os encorajaram a prosseguir. Eles fortaleceram os discípulos, encorajando-os a permanecer na fé e ajudando-os a entender que passariam por muitas tribulações para entrar no reino de Deus. A perseverança na fé é crucial, e o encorajamento é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a seguir em frente.

Assim como James Savage conseguiu completar sua jornada graças aos incentivos dos remadores, nós também podemos perseverar em nossa caminhada cristã com o encorajamento dos nossos irmãos em Cristo. Que possamos ser fontes de encorajamento uns para os outros, lembrando sempre que, em Cristo, nós conseguimos.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB