4ª Semana de Fevereiro
Quebra Gelo:Já se encontrou tão exausto que não conseguia mais coordenar o seu corpo? Como foi esta experiência? A bíblia fala por exemplo de uma vez em que Davi lutou tanto com a espada que chegou ao ponde de não conseguir abrir a mão.
Texto: Hebreus 12:12-13
Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado”. - Hebreus 12:12-13
Introdução:
O autor aos hebreus, nos trata dos problemas de irmãos que estavam retrocedendo na fé, deixando de congregar (Hb. 10:25). Ele então exorta para aqueles que estão fortalecidos, ajudarem estes que estão vacilantes.
O problema que o autor aponta para os problemas destes irmãos e irmãs seria o coração frágil e oscilante. Muitos problemas sobrevêm sobre nossas vidas, por causa de sermos inconstantes.
Neste sentido, quanto mais endireitamos nossos caminhos, mais sarados seremos, mas fácil será a caminhada e mais gente poderemos ajudar.
Desenvolvimento:
Hebreus é um livro que fala do caminho que foi trilhado pelos heróis da fé mesmo diante de circunstâncias difíceis.
O caminho de fé é um caminho confiável, que não tem como dar errado, por ainda que muitos heróis da fé passaram lutas, todos tiveram êxito em seus caminhos.
Este texto fala que precisamos de um caminho de:
A ideia aqui é de uma longa caminhada e diante de uma longa caminhada podemos nos cansar e perder as forças. Em um grupo de pessoas existem aquelas que estarão fortalecidas e aquelas que se enfraquecem. Portanto o texto diz para que o que está forte ajude o fraco. Daí a importância de caminharmos juntos em célula.
Eclesiastes 4:9-10. Muitos de nós já vimos o vídeo o corredor sendo ajudado por seu pai para terminar a prova.
A pouco tempo a estrada da Yara estava terrível. Gastávamos o maior tempão para chegar no recanto. Um caminho reto facilita a caminhada e nos ajuda a não nos cansar.Isaias 40:4 – Deus concerta o nosso caminho para ficar mais fácil.
Muitas vezes o nosso caminho não faz o outro tropeçar mas também não ajuda ele a caminhar. O princípio Metodista diz: “- Não praticar o mal, e zelosamente praticar o bem.” Precisamos fazer caminhos de cura na nossa vida. As pessoas que passam pelo nosso caminho são curadas ou saem desanimadas e tristes?
Precisamos gerar caminhos de cura em nosso casamento, em nosso trabalho. Porém muitas vezes destruímos os caminhos e deixamos as pessoas mais doentes ainda.
Isaias 35:8 – O caminho reto é um caminho de cura.
CONCLUSÃO: Estamos iniciando o ano e precisamos verificar os nossos caminhos. São caminhos de vida ou de morte? Caminhos que estão nos fortalecendo ou nos enfraquecendo?
Se precisa endireitar caminhos em sua vida, levante a mão e vamos orar.
Para Conversarem
Você já conseguir ajudar alguém a se achegar a Cristo neste ano?
Você tem ajudado pessoas é mudar os seus caminhos? Comente.
Compartilhe com o grupo, o nome de uma pessoa que vocês está evangelizando para orarem juntos.
Pr. Armando Júnior