3ª Semana – Abril / 2025
Quebra-Gelo: Alguém já tirou água de poço? Era fácil esta vida? Deixe que alguém que já tiveram esta experiência, comente como era.
Texto: Gn 26:1 a 6, 12 e 19
Introdução: Estamos chegando no segundo semestre de 2017 e sabemos que precisamos consolidar os frutos que temos gerado nos Lares de Paz e nas Células mas não podemos nos esquecer que Ele nos chamou para frutificarmos sempre. O resultado de uma semeadura são os frutos. Todo aquele que semeia espera um dia ter esse resultado. Isaque foi um homem que provou de uma colheita abundante. No mesmo ano em que semeou colheu 100 por 1. A sua experiência pode nos inspirar e ensinar alguns princípios importantes. Vamos ver quais são:
1) PERMANEÇA NO LUGAR ONDE DEUS TE COLOCOU – Vs 2. - Isaque prosperou porque obedeceu ao comando de Deus para ficar onde ele estava, em Gerar. Essa foi a primeira atitude de Isaque que possibilitou a sua bênção, porque Deus tinha um propósito para ele naquele lugar. Saiba que Deus estabeleceu a esta igreja como o lugar onde Ele quer abençoar a sua vida. Algumas pessoas fecham os ouvidos ao que Deus diz e decidem por conta própria sair do lugar onde Ele mesmo as plantou. Portanto, precisamos permanecer onde estamos e criar raízes nesse lugar, pois, uma árvore só frutifica se tiver raízes. (Hb 10:25). Você já saiu de um lugar e se arrependeu disto?
2) PRECISAMOS NOS MANTER OBEDIENTES E NÃO DESISTIR – Vs. 5, 14-15 – Aconteça o que acontecer, Deus espera que sejamos obedientes à Sua palavra. Há bênção na obediência. Os inimigos de Isaque tentaram fazê-lo desistir, tapando os poços que ele cavava, mas, ele não se entregou e permaneceu fiel no seu propósito. Mesmo que o nosso trabalho tenha sido grande e o resultado nem tanto, não permita que a desistência tome conta do seu coração. Insista no seu propósito. Não dê ouvidos a nada que não seja a palavra de Deus. (Josué 1:8) Já teve uma vitória que você alcançou só por causa da sua persistência?
3) PRECISAMOS NOS TORNAR UM “POÇO” DE ÁGUAS VIVAS - Vs 19 – Jeremias 2:13 – Cavar poços era fundamental para não perder a semeadura. A água é fonte de vida, sem ela todo o investimento do plantio se perderia antes da colheita. Os poços que Isaque cavou foram fundamentais para o resultado que teve. Hoje, nós precisamos nos tornar esse poço que vai abrigar Jesus Cristo, a água viva, para que as pessoas possam vir até nós e encontrar tudo o que Ele pode oferecer, paz, alegria, salvação, cura etc. João 4:13-14 Precisamos manter esse poço limpo, desimpedido e aberto para que nunca falte a presença de Deus na nossa vida. (Ef 3:20). O que seria para você, uma fonte de “águas vivas”?
CONCLUSÃO: Se alguém estava pensando em desistir ou está vivendo um tempo de sequidão em alguma área da vida, Deus pode fazer deste lugar uma manancial. Salmo 84:5-6. Vamos orar pelo milagre de Deus. Não esqueça de dar os avisos e orar pelos visitantes da próxima célula.