Semeando
31/03/2025


4ª Semana – Abril / 2025

 

Quebra-Gelo: Você sabe reconhecer sementes? Sabe reconhecer as plantas? Já plantou uma semente pensando que era uma coisa e deu outra?

 

Texto: Eclesiastes 11:6

 

Introdução: O que você está semeando? Quando observamos o semeador lançando a semente na terra, aprendemos muito sobre a vida. O ato de semear nos ensina sobre nossos sonhos e projetos. A relação do semeador com a semente e desta com o solo, pode ser comparada com nossa vida, nossos sonhos e a bênção de Deus, respectivamente. O Mestre sabia que a semente tinha muito a nos ensinar.

 

1) ABRA MÃO DA SEMENTE – João 12:24 A primeira coisa que acontece com a semente plantada é que fica soterrada. Ninguém mais vê a semente. Mas o semeador sabe que está debaixo da terra e espera seu ressurgimento. A semente morre debaixo da terra, incha e depois brota vida. Quando uma semente é selecionada para o plantio, logo se abra mão da mesma para alimentação. Contudo a semente que não será comida, em compensação dará muito mais alimento (Marcos 4.20). Contraposto, se o semeador não abrir mão da semente, também não colherá o seu fruto. Isto é fé. Muita gente não colhe porque não tem fé, quer guardar a semente do plantio. Já fez algum plantio em sua vida?

 

2) É PRECISO VENCER AS DIFICULDADDES – Salmo 126:5-6 Plantar não é fácil, quem já trabalhou com a enxada sabe bem disto. Semear é algo trabalhoso e muito cansativo. A terra deve ser preparada e o lugar de plantio deve ser escolhido corretamente. Enquanto faz isso, o semeador, soa, suspira e se esforça grandemente. É difícil porque quando estamos plantando não estamos vendo nada. Meu pai, muitas vezes caminhava 7 km a pé para economizar o passe de ônibus para que eu pudesse estudar. Hoje ele diz que valeu a pena, mas naquela época não era fácil cruzar a cidade a pé debaixo do sol quente. Para semear é preciso resistir às dificuldades!

 

3) APRENDA A ESPERAR - Eclesiastes 3.2 Um dos maiores problemas de nossa geração é a ANSIEDADE. Hoje vemos crianças ansiosas, Adolescentes ansiosos, pois o mundo não sabe mais esperar. Em Filipenses 4:6 Paulo nos exorta a não ficarmos ansiosos. Todo agricultor sabe o tempo certo de cada planta. Desde a estação correta para o plantio, o momento certo para adubar, carpir e colher. Quando chega a hora certa de cada momento, o semeador não perde tempo. Quem já fez pamonha em família, sabe que começávamos pela manhã colhendo o milho, e íamos terminar a tarde. Esta era uma excelente escola para ansiedade. Você já teve ansiedade por alguma coisa?

 

CONCLUSÃO: Deus nos chama para uma colheita, porém eu primeiro preciso aprender a plantar. O que está plantando em seu casamento, em sua vida financeira, eu sua vida espiritual. É exatamente isto que vai colher. Se você precisa mudar o seu plantio hoje, levante a mão e vamos orar.


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB