Semeando II
31/03/2025


5ª Semana – Abril / 2025

 

Quebra-Gelo: Você já teve a experiência de desfrutar de algo que você mesmo plantou? Verdura, frutas ou algo assim? É uma sensação boa?

 

Texto: Eclesiastes 11:6

 

Introdução: Como vimos na semana passada, precisamos entender o processo da semeadura que Deus nos dá. Ninguém pode colher o que não plantou, ou deixar de colher o que plantou, este processo é quase que obrigatório. Uma das características que quem planta é a fé, e precisamos entender que Deus está nos chamamos para nos fortalecer na fé nestes dias. Se você quiser ter uma boa colheita, você precisa:

 

1) RESPEITE O PROCESSO - Marcos 4.26-29 A semente saudável segue um processo natural de germinação e crescimento. O agricultor não pode interferir neste processo. Deve esperar cada etapa da espécie cultivada. Não adianta tentar adiantar as coisas, como colher antes da hora, por exemplo “uma fruta madura à força”. A parte mais difícil da semeadura é entender o que Deus está fazendo neste momento. Os discípulos de Emaús em Lucas 24:17, não entendem o porque da Cruz e estão voltando desanimados. Tem algum processo na sua vida que você não consegue entender ainda?

2) OBSERVAR O CRESCIMENTO - Mateus 13.31-32 O semeador observa o crescimento da planta. Muitas vezes nem vemos, mas a planta está crescendo. Até enquanto dorme, a lavoura está em progredindo (Salmo 127.2). O prazer do agricultor é contemplar sua seara repleta. Muitos pais colocam uma régua de crescimento no quarto do/a filho/a. O pai e a criança celebram cada centímetro crescido. Nós quando adultos as vezes aprendemos a olhar somente pra os resultados. Se eu ganhei estou feliz, se perdi estou triste. As vezes nas perdas adquirimos um grande crescimento. Tiago 1:2-3

3) PROPORCIONALIDADE E QUALIDADE DO PLANTIO - II Coríntios 9.6 O semeador sabe que colherá o que plantou na proporção em que semeou a terra. Então calcula o que deve semear e a quantidade de sementes que precisa para obter uma colheita bem sucedida. Esta é a lei da semeadura e da colheita: “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”(Gálatas 6.7). A colheita é proporcional ao plantio. (Oséias 8.7), (Provérbios 11.18). Por isso devemos plantar a melhor semente possível.

 

- Não adianta sermos maridos mais ou menos e queremos mulheres 100%.

- Sermos pais mais ou menos e queremos filhos incríveis.

- Sermos crentes mais ou menos e obter o favor do Senhor a toda hora.

 

Conclusão: Deus é “aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça” (II Coríntios 9.10). Deus é o maior interessado em fazer frutificar os seus sonhos (Salmo 37.4). Se você que ter um colheita do céu em sua vida, levante a mão e vamos orar.


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB