Minha nova natureza
03/09/2025


3ª Semana de Setembro

 

 

Quebra gelo: É fácil mudar a nossa natureza? Gostar de carne e comer só verdura ou gostar de futebol e ter que assistir basebol. Isso é possível? Texto base: Jo 2.23-25– Hb 12.14 Introdução: Interessante que o capítulo dois do evangelho de João termina com a afirmação de que Jesus conhecia a natureza humana e logo em seguida, João inicia o capítulo três narrando o diálogo entre Jesus e Nicodemos sobre a necessidade do novo nascimento. Aqui vemos que somente recebe uma nova natureza, a natureza divina, aquele que passa pela experiência do novo nascimento.

 

1) É NATURAL CADA UM AGIR CONFORME A SUA NATUREZA–Gl5.16,17 Você não vê um boi voando, e nem um pássaro puxando um carroção de boi. Cada qual age de acordo com a sua natureza. Mateus 7:17-20. Em Cristo Jesus desfrutamos de uma nova natureza, portanto agora é a vida de Cristo em nós (Gl 2.20). Quando agimos no pecado, agimos na natureza humana. Quando agimos em santidade, agimos na natureza de Cristo. II Coríntios 5:17 Você tem alguma dificuldade de controlar sua velha natureza?

 

2) É NATURAL ESTRANHARMOS O NORMAL–Rom7:15-16 O porco não se importa com o lamaçal. A ovelha já é ao contrário. Se a ovelha não se limpar da lama a sua lã vai pesar e ela vai adoecer. Da mesma forma, aquilo que era normal, agora passa a ser estranho e incômodo para nossa nova natureza. Ninguém precisa nos falar que a mentira é pecado porque isto irá nos incomodar. Efésias 4:8 Antes era normal a fofoca, levar vantagem, das conversas indecentes. Pro mundo é normal, mas agora para nós é estranho, pois temos nova natureza. Romanos 8:5:11 I Coríntios 1:18-20 As coisas da nova natureza é loucura para mundo. Qual a coisa que mais mudou em sua natureza de pois de aceitar a Cristo?

 

3) É NATURAL SANTIFICAR-SE– 1Co 6.11 As cartas de Paulo, geralmente são dirigidas aos santos que estão em determinada cidade. No entanto, vemos ele repreendendo e apontando seus erros. Ao aceitarmos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, somos transformadas em santos (separados).I Pedro 1:15-16 Mas, mesmo assim, precisamos viver em santificação enquanto aqui estivermos nesta peregrinação terrena (1Pe 2.11,12). Veja o que Paulo diz: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2). Santidade é a condição da nova natureza e, portanto, não pode ser apenas o cumprimento de regras de uma igreja ou denominação, mas um novo modo de vida. Lembrando que a santidade é uma pessoa, Jesus Cristo. Um budista pode ser uma pessoa maravilhosa, mas não é santo, porque santidade é uma pessoa. Só em Jesus eu posso ser santo. Qual o maior desafio que temos para nos separar para Deus?

 

Conclusão

 

 É natural cada um agir conforme a sua natureza. É impossível santificar-se sem Jesus. Só o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado e só o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Se quer viver nesta nova natureza, levante a mão e vamos orar


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB