
3ª Semana de Janeiro
Quebra-gelo: Você já passou pela realidade do luto? Como foi isso para você? Como superou este processo doloroso?
![]()
Texto: Romanos 7
Estamos fazendo alguns estudos das lâminas, baseados nas nossas leituras do Devocional. No mês de janeiro, estamos passando pelo livro de Gênesis e Romanos.
No capítulo 7, Paulo começa a tratar sobre nossa vida no Espírito. Até agora ele falou sobre Fé, Justificação e nosso reconciliação com Deus. Porém agora, começa a discorrer sobre uma transformação necessária em nosso modo de viver. Paulo começa este capítulo usando um exemplo bem estranho que é da morte de um marido. Ele trata aqui do tema da morte e do luto. Parece que ele trata isto de forma superficial, porém não é isso. Paulo quer ser muito claro quanto a sua posição.
Introdução:
Na analogia de Paulo, o marido e a esposa somos nós. A lei que rege esta união é a Antiga lei. O Espírito Santo é a nova lei ou a nova maneira de viver. A tese dele então, é que a esposa, nosso eu que precisa ser transformado, não pode mais viver com a velha natureza, mas precisamos assumir uma nova aliança através da vida no Espírito. Voltar para a antiga aliança é impossível, pois o velho homem já está morto em Cristo. Romanos 6:4 e II Coríntios 5:17.
Não podemos voltar atrás.
1 - A lei revela o pecado, mas não muda a natureza
Paulo vai nos dizer que a lei ela consegue expor aquilo que está no interior. A cobiça por exemplo.
Já percebeu que aquilo que nos é proibido se torna uma tentação maior? Não porque somos bons e a lei despertou algo ruim em nós, mas exatamente o contrário. A lei evidencia o quando eu sou corrompido.
“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.’’ Gálatas 5:16
Importante: Algumas pessoas são como lei diante do erro alheio, aponta mais não consegue mudar nada.
“Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” Romanos 14:10
Você tem o defeito de querer ser a lei na vida dos outros?
2 - Uma luta perdida
Paulo diz no verso 15, que ele tem dificuldade em se compreender. Você também já teve este sentimento? Por queeu faço as coisas que eu sei que é errado? Versos 15 e 16.
O verso 24 é um pedido de socorro de Paulo, diante de seu dilema. Paulo percebe que por mais que lute, esta batalha é uma batalha perdida. Ele não consegue solucionar este problema.
O que fazer diante de uma batalha perdida? Mudar a estratégia.
O verso 6 nos aponta como podemos vencer esta luta tão difícil.
Marcos 14:38, nos diz que o espírito está pronto. Efésios 6:12, diz que lutamos espiritualmente.
Gálatas 5:16-17, nos diz que há uma luta sendo travada, e somente o Espírito pode vencer esta batalha.
Como está a batalha espiritual em sua vida?
3 - A vitória não está no “querer”.
Existe segundo Paulo uma incompatibilidade. Já tentou baixar um arquivo que é incompatível? O que você precisa fazer para que ele seja compatível? Converte-lo. Sem conversão não somos compatíveis com as coisas do céu.
Paulo nos diz que a mudança tem que ser por inteiro, não somente uma vontade de mudar, mas uma decisãode mudar nossa natureza.
O verso 20 e 21 nos dá uma resposta desta incompatibilidade, pois o pecado ainda “habita” e “reside” em nós, enquanto não nascemos de novo. O pecado não pode habitar em nós, ele precisa ser um acidente de percurso.
Colossenses 3:16- A palavra deve habitar em nós. João 1:14diz que Jesus veio habitar conosco.
O que estamos deixando “habitar” em nosso coração? Rancor, Mágoa, Desapontamento.
|
|
Conclusão: Abel agradou a Deus e teve sua oferta aceita, Caim não procedeu bem e foi rejeitado. O que você quer? Quer agradar a Deus? O ama de verdade? Quer proceder bem? Dar o melhor a Deus? Resistir ao diabo? Levante a mão, vamos orar.