A verdadeira liberdade
12/01/2026


4ª Semana de Janeiro

 

Quebra-gelo: O que voçê precisa renovar em sua vida este ano de 2026? Se não precisa renovar nada, o que você precisa melhorar?

Texto: Romanos 8

 

Introdução: O que você acharia se alguém fizesse a proposta de uma vida abençoada a você? Você toparia uma proposta dessas? Poderíamos desconfiar de uma proposta assim?

Se sabemos que esta proposta é excelente, porque alguém escolhe outra coisa. Já se perguntou isso?

A verdade é que essa proposta já foi feita; ela está registrada na Bíblia, no livro de Deuteronômio. Deus nos propõe o que relatamos acima, mas a maioria rejeita a proposta. Por que fazemos isso? Por que rejeitamos uma proposta tão boa assim?

Para aceitá-la precisamos:

 

  1. Há uma outra expectativa

Paulo nos diz que somos livres da condenação, lei do pecado, lei da morte. Havia uma norma muito negativa que não poderíamos vencer, agravada pela carne.

Toda lei, tem consigo a expectativa da transgressão e da infração. Por isso existem as multas e penalidades, já pensou nisto? Porque existem as punições nas leis? Por causa da expectativa da transgressão.

v. 2, Lei do Espírito e da vida tem uma outra expectativa gerada através do Espírito de Vida em nós. Leia:

1 - Amizade com Deus - v. 7   /    Agradar a Deus - v. 8    /     Justiça de Deus - v. 10  /  Identidade de Filho v. 14

A expectativa do Espírito é vida, e benção, ou seja, a lei expera que falhemos por causa da carne, o Espírito nos dá a certeza que não vamos cair.

Romanos 8:37- Paulo reforça que lei do pecado, espera que sejamos derrotados, mas a Lei do Espírito nos garante que somos mais que vencedores.

Como você está se sentindo hoje, como vencedor, ou vencido pelo pecado?

 

 

  1. Um outra Inclinação. – v. 5 a 7

Paulo traz aqui, uma nova ideia para falar sobre a nova natureza. Ele usa a figura da inclinação. Paulo diz que nosso velho homem tem uma inclinação para as coisas da carne, ou seja, não tem como mudar o resultado. É como um carro que tem um problema na direção, sempre que você soltar a direção, ele irá para o lado com problemas.

As vezes queremos um resultado diferente sem experimentarmos o novo nascimento. João 3:6-7. Paulo vai nos lembrar que a inclinação é um decreto que nos leva a tomar sempre a direção errada, por isso precisamos mudar a inclinação da nossa vida.

O verso 7 nos diz que a inclinação é inimizade com Deus. Romanos 5:10 - Nós eramos inimigos de Deus. O afastamento de Deus é a causa desta inclinação.

Olhando as suas decisões, qual seria a sua inclinação?

 

  1. Um Novo Senhor - v. 8 (quem você quer agradar)

Quando estamos estamos na carne, sabemos que a lei é boa e até queremos cumprí-la, mas há um outra lei em nossa carne que é satisfazer nossos desejos. Quero obedecer a lei, mas também agradar a minha carne.

Mateus 6:24 nos lembra disto, não há como agradar a dois senhores. Ou agrademos a nós mesmos, ou agradamos a Deus.  Hebreus 11:6  / Salmo 51:17  /  I Samuel 15:22 - Estas coisas agradam a Deus.

 Quem você tem procurado agradar mais em sua vida?

 

  1. Uma Nova Identidade - v. 14 (quem você quer agradar)

A palavra nos diz aqui, que aqueles que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus. Existe uma nova identidade gerada. Não somos escravos da lei do Espírito, mas Filhos.

A antiga lei gera escravos, a nova lei, gera filhos. v. 15.

Versículo 16, o Espírito nos confirma que somos filhos. Filho não é aquele que obedece a lei, mas aquele que agrada o Pai.

Você tem certeza da adoção como filho de Deus?

 

Conclusão: A lei do Espírito, gera tudo novo em nossa vida, uma nova expectativa, uma nova inclinação, um novo Senhor, uma nova identidade. Se você sente que precisa deste algo novo de Deus na vida vida, levante a mão e vamos orar.


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB