Semana de 18 de novembro - O remédio contra o medo
17/11/2019



Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Salmo 34.4

 

Quebra-gelo:

Qual o teu maior medo?

 

Introdução

Encontramos gente com muito medo e os motivos variam: Medo de falar em público, medo de avião, medo de insetos, medo de altura, medo de ficar pobre, medo da morte, do escuro, de doença, de tempestade e por aí vai.

 

Desenvolvimento

O medo vem do sentimento de abandono, pois precisamos de alguém que nos socorra nas variadas situações de tensões da vida. Quando estamos sem esperança e não temos a fé viva em Cristo, nos assemelhamos aos incrédulos e nos aproximamos dos seus temores tambem. 

Mas para os discípulos de Cristo, o medo dá lugar a uma forte sensação de presença daquele que está sempre conosco, nos momentos de tensão. O remédiopara o medo é a confiança, a fé viva.

 

1- Não tenha medo de ficar sem direção e proteção

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmo 23.4

 

Davi foi o improvável filho de Jessé que foi escolhido para dirigir seu povo. Ele era pastor de ovelhas e sabia bem guiar e encontrar lugar seguro para os animais, bem como prover os melhores lugares para o descanso. Como Rei e servo do Senhor, ele encontrou na própria metáfora uma maneira de viver uma vida de confiança: sabendo que o Senhor tambem o trataria como uma ovelha, como o grande Pastor.

Jesus tambem disse ser o nosso Pastor. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (João 10.11) Por isso podemos nos lançar aos seus cuidados confiando sempre de que sempre seremos socorridos nos momentos de perigos da vida. 

 

2- Não tenha medo de novos desafios

Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares. Josué 1.9

 

Josué recebeu o desafio de suceder Moisés. Que grande tarefa! Tinha tudo para temer, para ficar paralisado diante da grande missão de conduzir o povo com a mesma capacidade de seu grande amigo. 

Mas o Senhor descortinou seus olhos, mostrando que o mesmo poder que acompanhou Moises, era o mesmo que o acompanharia. Em várias ocasiões o Senhor mostrava-se perto dos seus servos e servas. Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo. Isaías 41.13

Você tem medo de algum desafio que está à sua frente? Ore e peça sabedoria. Se for algo bem estudado, com perspectivas, não tenha medo, pois com a presença do Senhor você será vestido de coragem para prosseguir. Shakespeare dizia: Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

 

3- Não tenha medo das pessoas

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmo 27.1 / O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. Salmo 118.6

 

Os reis não tinham sossego. Sempre havia alguém que queria puxar o tapete para ver a queda. Mas se ficarmos com a paranoia de que achamos que sempre alguém está tramando contra nós, não viveremos ou ficaremos doentes. A palavra de Deus nos diz para confiarmos na justiça do Senhor.

Muitos são os que se levantam contra nós, mas somos convidados ao descanso de que o Pai cuida de nós. Maior é a fé de quem entrega seus cuidados ao Senhor pçois a justiça divina dura para sempre e é perfeita. Mas temos que ter paciência e confiar. A confiança tira o medo.

 

4- Não tenha medo da pobreza

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. Filipeses 4.6

 

O antídoto para a liberdade da escravidão do medo da pobreza é saber que temos uma fonte que jorrará água todas as vezes em que tivermos sede ou fome. Cristo está sempre disposto a responder nossas orações porque ele é o grande provedor daqueles que ele confiam. Em tudo sejam conhecidas as nossas necessidades para pedir e sermos supridos.

O Apóstolo vivia nessa confiança porque sabia que tinha um Pai rico: E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam. Filipenses 4.19. 

Que grande fonte: "Deus"! Que grande padrão: "segundo as suas riquezas"! Que  grande canal: "Cristo Jesus"! Você tem o doce privilégio de colocar todas as suas necessidades diante de suas riquezas, perdendo as necessidades de vista por ser ofuscado pelas riquezas. O tesouro infindável de Deus está totalmente aberto para você, com todo o amor. Vá e desfrute desse tesouro, na simplicidade da fé sem artifícios. E você nunca gastará tempo procurando uma fonte humana ou se apoiando num alicerce também humano.

 

Conclusão

Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la intensamente. Spurgeon dizia: Que venham as aflições - Deus me provou. Pobreza, podes adentrar pela minha porta – mas Deus já está em casa, e ele me provou. Seja o que for que me derrube neste vale de lágrimas, sei que Ele me provou. Não temas, cristão: Jesus está contigo. Em todas as tuas provações abrasadoras, sua presença é teu consolo e segurança. Ele nunca deixará a quem escolheu para si. "Não temas, pois porque estou contigo" é sua palavra certa, sua promessa aos seus provados na fornalha da aflição.

 

Pr. Fábio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB