Texto Bíblico:
Filipenses 1:1-11
Para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis… —Filipenses 1:10
Introdução
Eu já recebi inúmeros bons conselhos em minha vida. Quase no topo da lista há uma sábia observação de um amigo: “A vida não é feita dos sonhos que você tem, mas das escolhas que você faz.”
Ele está certo — sua vida hoje é a somatória de todas as escolhas que você fez até este momento. O apóstolo Paulo deu um conselho semelhante em Filipenses 1:10, quando disse: “…aprovardes as coisas excelentes…” Em qualquer situação, temos uma infinidade de escolhas — variando de realmente péssimas, para a mediocridade das escolhas comuns, até atingirmos as boas escolhas, e então àquelas que são excelentes. Deus quer nos mover através dessas possibilidades, passando por cima dos nossos impulsos naturais, até atingirmos as escolhas excelentes.
Desenvolvimento
1)- Nossas escolhas determinam consequências (boas ou ruins) em nossa vida.
1 coríntios 6.12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
O conselho de Paulo a Timóteo é que ele aprove as coisas excelentes(este é um bom termômetro para avaliar as escolhas). Na verdade em nossas vidas acontecerão oportunidades diversas que poderão ser consolidar em várias boas escolhas. Cada uma delas, é verdade, poderão nos dirigir para diversos caminhos. Na vida profissional por exemplo, pode determinar a cidade que vamos morar, o emprego que teremos pelo resto de nossas vidas, o nosso padrão financeiro. Para cada uma das escolhas creio que temos que colocar tudo em oração diante de Deus e tomar atitudes, sempre nos conduzindo pelos parâmetros da Palavra, como por exemplo tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.
2)- Escolhi certo?
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28).
Este texto deve nos confortar em qualquer situação, principalmente se formos sinceros e inculpáveis, como continua a instrução de Paulo a Timóteo. É verdade que as vezes fazemos uma escolha e depois percebemos que não era a melhor a ser feita. Podemos sofrer algumas consequências difíceis por isso, mas se nossa vida e nossas intenções mostrarem que estamos agindo de forma sincera e sem maldade, certamente Deus agirá de forma sobrenatural em qualquer situação e veremos que Ele fará que tudo coopere a nosso favor, até mesmo transformando situações e nos reconduzindo novamente aos caminhos de benção. Se em algum momento sairmos da estrada, Ele pode nos colocar nela novamente.
3)- Temos um Deus misericordioso
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, pensamentos de bem e não de mal para vos dar o fim que esperais (Jeremias 29: 11-14)
Nossas más escolhas podem estar influenciando nossa vida no presente e muitas vezes nos lamentamos e gostaríamos de poder voltar atrás. Às vezes também acabamos sendo vítimas de escolhas de outros. Pode passar pela nossa mente: “e se eu não tivesse acontecido isso comigo? E se eu não tivesse feito desta forma?” Estes pensamentos não podem nos dominar a ponto de não vermos saída para seguir em frente. A Palavra nos instrui a não pecar, mas se todavia alguém pecar temos advogado junto ao Pai: Jesus Cristo (I João 2:1-2). Com o Senhor temos oportunidade de nos arrependermos e começarmos novamente. Ele é um Deus misericordioso
Conclusão
Em geral, é um desafio fazer a melhor escolha, especialmente se não houver muitos outros unindo-se a nós. Às vezes, pode parecer que nossos desejos e liberdade foram reprimidos. Mas se você seguir o conselho de Paulo, notará alguns resultados bem positivos — como ser sincero, inculpável e frutífero (Filipenses 1:11).
Decida-se a viver uma vida cheia de amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Depois deleite-se com os resultados! Faça uma escolha excelente e observe o desenrolar das bênçãos.
Pr. Fabio Alcantara e Mónica Rubio