27 de Julho - GUIADOS POR JESUS
17/07/2020


Nosso Sistema de Navegação Para a Vida

 

Texto Bíblico:

Isaías 30.15-22

 

Introdução

Você alguma vez já imaginou como um piloto de avião sabe como chegar do ponto A para o ponto B? É possível que ele use um sistema automático de navegação inventado no início dos anos 1950, que ainda hoje guia muitas aeronaves ao seu destino. O piloto marca o curso da aeronave no seu painel. Se a aeronave sai do curso estabelecido, o instrumento mostra ao piloto que o avião está fora da rota e assim ele pode corrigi-lo para alinhar a aeronave e seguir seu curso previsto.

 

Desenvolvimento

A nação de Israel nos dias do profeta Isaías precisava muito de um sistema confiável assim. E Deus queria ser isso para eles, mas apesar do Seu aviso, eles decidiram alinhar-se com o Egito (Isaías 30.1-2). Porém Deus, em Sua bondade, prometeu que um dia Ele seria seu navegador: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (v.21).

 

Para andarmos em segurança, a Palavra ensina que:

 

1)- O Senhor Deseja que tenhamos confiança nEle

30.15 - Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.

 

A diferença entre o crente e o mundo é que podemos nos entregar totalmente na confiança de que nosso Pai está conosco, tomando conta da nossa vida, enquanto que o mundo confia em si mesmo. Você tem buscado entendimento para deixar Deus te direcionar em toda a sua vida?

 

Para andarmos em segurança, a Palavra ensina que:

2)- O Senhor espera que esgotemos nossas próprias forças

30.16 - Antes, dizeis: Não, sobre cavalos fugiremos; portanto, fugireis; e: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; sim, ligeiros serão os vossos perseguidores. 30.17   Mil homens fugirão pela ameaça de apenas um; pela ameaça de cinco, todos vós fugireis, até que sejais deixados como o mastro no cimo do monte e como o estandarte no outeiro.

 

É interessante quando as pessoas dizem que chegaram ao “fundo do poço”. É nesse exato momento em que quando clamam por socorro o Senhor começa a operar! O povo foi deixado até que se esgotassem as forças e então, falidos, entregaram suas vidas para o Senhor dirigir.

Você tem lutado por si mesmo? Tem desistido de orar e buscar a Deus junto com a Igreja? Se fez isto, talvez esteja experimentando falência. É ora de se arrepender e voltar ao Senhor.

 

Para andarmos em segurança, a Palavra ensina que:

3)- Ele espera arrependimento para poder nos conduzir

30.19-21 - Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; tu não chorarás mais; certamente, se compadecerá de ti, à voz do teu clamor, e, ouvindo-a, te responderá. Embora o Senhor vos dê pão de angústia e água de aflição, contudo, não se esconderão mais os teus mestres; os teus olhos verão os teus mestres. Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.

 

O Senhor deseja que andemos na sua presença. Ele enviou a Jesus para nos dar a Sua vida e passemos então a andar por ela. Quem vai por esse caminho é bem sucedido em tudo o que coloca sua mão. Hoje Ele é o nosso mestre e Pastor.

Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor. João 10.14-16

 

Conclusão/Desafio

Hoje, os cristãos têm um sistema de navegação interno. Jesus enviou o Espírito Santo, que habita em nós e nos guia “a toda a verdade” (João 16.13). Se você precisar de orientação sobre o rumo da sua vida, não dependa de sua própria capacidade. Use o sistema de navegação de Deus. Ele certamente irá conduzi-lo na direção correta.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB