Semana de 24 de Agosto - Fazendo planos
25/08/2020


Fazendo Planos

 

Texto Bíblico: Efésios 5.15-20

Provérbios 16.1 - O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.

 

Quebra-gelo:Você se contorce por algo não ter dado certo na tua vida?

 

Introdução

As interrupções não são novidade. Raramente um dia corre como o planejado. A vida é cheia de inconveniências. Os nossos planos são constantemente contrariados por circunstâncias além do nosso controle. A lista é longa e sempre mutante. Doenças, conflitos, engarrafamentos, esquecimentos, mau funcionamento de equipamentos, grosserias, preguiça, falta de paciência, incompetência.

 

Desenvolvimento

O que não podemos ver, no entanto, é o outro lado da inconveniência.

 

1)- Precisamos procurar compreender qual a vontade de Deus

Efésios 5.15   Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 5.16   remindo o tempo, porque os dias são maus.5.17   Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Existe uma limitação do tamanho de um abismo em relação à nossa vontade e a vontade do Pai. Somos carne e Ele é espírito. Somos limitados e ele é ilimitado. Somos temporais e Ele é atemporal. Mas podemos “procurar” compreender a Sua vontade para nós através da oração, da leitura da Bíblia e do conselho dos irmãos/ãs experientes.

Os insensatos não buscam a Deus e erram constantemente sem possibilidade de acerto. Os que buscam a vontade do Pai também erram, mas com grande chance de acerto, pois está buscando compreender o que Deus quer para suas vidas. Você é assim? Deseja mudar tua vida?

 

 

2)- Não ser rebeldes

Salmo

106.13   Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; 106.14   entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão. 106.15   Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma.

Acreditamos não ter outro propósito além de nos desencorajar, dificultar a vida e frustrar os nossos planos. Entretanto, a inconveniência poderia ser o jeito de Deus nos proteger do perigo despercebido, ou poderia ser uma oportunidade de demonstrar a graça e o perdão de Deus. Pode ser o começo de algo muito melhor do que havíamos planejado. Ou poderia ser um teste para verificar como reagimos à adversidade.

Por isso, quando o curso da vida te encurralar e você desejar a todo custo algo além das possibilidades, pare e reflita se você não está sendo rebelde contra Deus. Cuidado para não extorquir Dele algo que será para tua destruição. Procure submeter-se ao contentamento e à vontade Dele.

 

3)- Desenvolva o contentamento

Efésios 5.20   dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 5.21   sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Aquele que se satisfaz com menos, tem um patrimônio muito grande para garantir a sua felicidade duradoura. Alguém disse que o contentamento consiste não em acrescentar mais combustível, mas em diminuir o fogo; não em multiplicar a riqueza, mas em diminuir os desejos. Aquele que se encontra satisfeito com menos coisas, é bem mais feliz do que aquele que vive ambicionando ansiosamente cada vez mais, buscando avultar o muito que já possui.

 

 

Conclusão

Quando sua vida não correr como o desejado, saiba que você tem ao Seu lado um Deus amoroso e cuidadoso que deseja te proteger, mas também te ensinar grandes lições. O que acontece conosco não é tão importante quanto o que Deus faz em nós e por nosso intermédio.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB