Semana de 21 de Setembro - A Perseverança
19/09/2020


A Ação Completa da Perseverança

 

Texto Bíblico:

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1.1-4

 

Quebra-gelo:

Apesar de pagar 11 mil dólares e muita fila de espera, muita gente deseja subir o monte Everest, no Nepal. O despreparo de parte dos aventureiros é a grande causa das mortes recentes. O corpo humano tem dificuldades para sobreviver acima da altitude de 2500 metros. A maioria das pessoas começa a sentir cansaço, dor de cabeça e enjoo nessa faixa de altitude. O Everest, por sua vez, possui 8.848 metros de altura.

A situação começa a piorar mesmo quando os alpinistas chegam na “zona da morte”. Ela fica a 8 mil metros do chão. A partir daí, a maioria das pessoas precisa usar tanques de oxigênio para chegar ao topo e deve descer o mais rápido possível para sobreviver. Qualquer impedimento que atrase o trajeto pode ser fatal — seja ele uma tempestade de neve ou uma fila de pessoas.

Uma boa ilustração para o texto de Tiago.

 

 

Introdução

Parece um absurdo o que Tiago pede aos membros do corpo de Cristo: sintam-se felizes, tenham suma alegria, aceitem com a maior boa vontade, quando experimentarem todo tipo de aflições, múltiplas provações e toda sorte de dificuldades.

Tanto a alegria como a felicidade não são sensações frequentes nem fáceis. Na maior parte das vezes elas dependem das circunstâncias e esperam a dor passar para, só depois, aparecerem. Mas Tiago fala de uma felicidade a toda prova em meio a circunstâncias exatamente contrárias.

Por que esse incômodo é um presente especial de Deus? Por que devo me sentir feliz quando, segundo a experiencia humana, não há nenhum motivo para alegria?

 

 

DESENVOLVIMENTO

Quando a sua fé vence as provações, ela produz “perseverança”.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.  Romanos 5:3-5

 

O cristao se alegra porque “a provação abala o entusiasmo infantil, romântico e descompromissado”, e aumenta o volume da fé, da paciência, da constância e da perseverança. As fibras das convicções e da fé ficam mais rígidas e o crente se prepara melhor para a batalha emocional seguinte.

Perseverança não é um sentimento emocional estático, mas uma maneira de pensar, um processo cognitivo, que vai para um plano B, com metas, caminhos e ações. Portanto a esperança é uma combinação de estabelecer metas e ter determinação e perseverança para persegui-las. Esperança é ter um plano B. e outra coisa: ESPERANÇA É ALGO QUE SE APRENDE!

 

Outro benefício da aflição é que ela nos coloca de joelhos dobrados.

Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.  Tiago 5:17,18

 

Por se referir tantas vezes À oração em sua carta, e porque, segundo a tradição, seus joelhos tinham grossos calos por permanecer muito tempo ajoelhado, Tiago tinha o simpático apelido de “joelhos de camelo”.

Em qualquer caso, a providência que a pessoa deve tomar é dobrar os joelhos e suplicar exatamente e sem rodeios aquilo de que está precisando. Porque essa oração subtende humildade e honestidade, e será respondida!

Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida. Tiago 1:5

Em outras versões é dito que ele dará “liberalmente”, “livremente”, “generosamente”, “com muita alegria” ou “largueza”. Para encorajar ainda mais as pessoas necessitadas, Tiago acrescenta que Deus vai dar a graça solicitada “com bondade”, “sem impor condições”, “sem recriminações”, “sem palavras ásperas”, “sem impropérios”!

Então, há calos nos seus joelhos?

 

A perseverança nos torna maduros e corretos

Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes(Tiago 1.4)

 

Embora isso seja difícil, o cristão deve continuamente buscar ter uma conduta irrepreensível. A multissecular exortação de Deus “sejam santos porque eu sou santo”, nunca foi revogada (Levítico e 1 Pedro 1.16). é um alvo que o crente purificado ela aflição deve perseguir. A perseverança nos caminhos do Senhor deve ser buscada de tal modo a provocar amadurecimento e pleno desenvolvimento do caráter.

Tiago é ambicioso e diz que o fim desse processo contínuo tem de nos tornar maduros e íntegros, completos e autênticos, perfeitos e irrepreensíveis. Para chegar a esse padrão, o crente precisa contrariar a carne, dizer “não” a qualquer desejo que proceda dela.

A carne

A filosófica de vida dominante atualmente

E as potestades do ar estão associadas para fazer um complô contra a nossa alma, Cristo e contra o Espírito Santo.

Na plenitude da salvação, o crente não precisará negar-se a si mesmo, porque todas as suas vontades serão de acordo com a vontade do Pai. Mas agora precisamos pedir ao Espírito que nos ajude a obedecer a Jesus:

 

Conclusão

Assim como é um absurdo uma pessoa desejar ficar no limite das suas forças para subir o monte Everest, ou aqui mesmo na Argentina, no monte mais alto da América, o Aconcágua com 8 mil metros, Tiago mostra um outro absurdo que potencializa o caráter do homem e da mulher de Deus.

Deixe a perseverança ter uma ação completa na sua vida e você aprenderá como Davi e Jesus, a encontrar um lugar de descanso nas batalhas e encontrar descanso nos braços do pai em meio às provações.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB