Semana de 29 de Abril
Texto Bíblico:
Salmo 23
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma… —23.2-3
Introdução
Estava vendo na TV reportagem sobre o cão golden retriever. É um cão que se empolga tanto que pode ter convulsões. Para evitar que isto aconteça, é preciso acalmá-lo. Finalmente, depois de algum trabalho ele resolve atender aos apelos de se acalmar e sossega deitando-se, meio a contragosto.
Desenvolvimento
Algumas vezes, nós também precisamos ser lembrados de nos deitarmos. Assim nos livramos do sentimento de onipotência.
1)- Jesus Cristo nos pede que descansemos
Salmos 23.2-3 - Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
No Salmo 23, aprendemos que o nosso Bom Pastor nos faz “… repousar em pastos verdejantes…” e nos leva “… para junto das águas de descanso…”. Ele sabe que precisamos da calma e do descanso que ambos oferecem, mesmo quando nós não percebemos isso. Nossos corpos são formados para terem descanso regular. O próprio Deus descansou no sétimo dia após Sua obra de criação (Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:9-11).
2)- Nosso descanso em Cristo
Hebreus 4.10-11 -Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
Jesus sabia que havia um momento para ensinar às multidões e um momento para descansar. Ele instruiu Seus discípulos: “… Vinde repousar um pouco, à parte…” (Marcos 6.31). Quando descansamos, restabelecemos o foco e somos revigorados. Se preenchermos todas as horas com atividades — mesmo coisas que valham a pena — Deus geralmente chama nossa atenção nos fazendo “deitar”. Porém é preciso destacar que esse descanso se torna válido quando unido com a fé em Cristo, senão, vira só um cochilinho espanhol, onde tudo volta novamente para o tormento do dia a dia sem Cristo.
3)- Entregue sua ansiedade a Deus
1 Pedro 5.7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
Muitas vezes acordamos pensando e preocupados com aquilo que precisamos resolver, ou preocupados com contas a pagar, pessoas a gerenciar, família e outras coisas. Isto nos tira a paz. Mas a Bíblia nos ensina a entregar tudo em oração, lançando sobre Ele todas as preocupações. Um amigo sempre diz a mim: no final tudo dá certo. Com Jesus Cristo é assim mesmo. Entregue tudo em oração. Não alimente a ansiedade.
Conclusão
O repouso é um presente — um bom presente do nosso Criador, que sabe exatamente do que precisamos. Louvado seja Ele por algumas vezes nos fazer “…repousar em pastos verdejantes…” . E para isto também Deus nos deu Jesus Cristo. Ele faz parta da tua vida, ou você tem perdido o sono. Agora é a hora de você voltar-se para Ele para sempre.
Pr. Fábio Alcântara