Semana de 12 de Abril - O caráter inabalável de Deus
12/04/2021


O Caráter Inabalável de Deus

Texto Bíblico:

Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios […] nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.38-39

 

Quebra Gelo: -

Você fica inseguro sobre alguma pendencia na vida que ficou para trás e pode ser revisada por alguém, trazendo-lhe desconforto?

 

Introdução

Romanos 8 é, sem dúvida, um dos capítulos mais conhecidos da Bíblia, especialmente os doze versículos finais, em que Paulo alcança as mais sublimes alturas. Depois de descrever os principais privilégios dos cristãos justificados — paz com Deus, união com Cristo, liberdade da lei e vida no Espírito — a mente de Paulo, guiada pelo Espírito, passa a desvendar todo o plano e propósito de Deus, da eternidade passada à eternidade ainda por vir.

Ele começa citando cinco convicções inabaláveis (v. 28): Deus age em todas as coisas; ele age para o bem do seu povo; ele age assim para aqueles que o amam e que foram chamados de acordo com o seu propósito. Sabemos de tudo isso, Paulo escreve, mas nem sempre entendemos.

Desenvolvimento

A seguir, encontramos afirmações inegáveis, que descrevem em detalhes aquilo que Paulo quis dizer com “propósito” de Deus. Elas se referem ao povo de Deus, a quem Deus conheceu de antemão (isto é, que ele decidiu amar) e predestinou para ser conforme a imagem de seu Filho; a quem também chamou para si através do evangelho, justificou e, por fim, glorificou. Nossa glorificação é expressa como algo que aconteceu no passado, pois ela já está garantida, apesar de só ocorrer no futuro. Assim, Paulo se desloca do passado para o futuro, até chegar a afirmações de fé que nos deixa completamente seguros em Cristo.

 

1) - “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (v. 31).

Ele trata dos inimigos de Cristo e seus discipulos. Eles não precisavam temer nada, pois Cristo estaria sempre com eles. Nosso Deus é aquele que cuida zelosamente de cada um. Podemos confiar na sua fidelidade hoje também ao anunciar Seu evangelho e viver como verdadeiros cristãos.

 

2)- Deus é generoso

“Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (v. 32).

Nosso Pai é tão rico que juntamente com a salvação nos concede resposta às mais simples orações

 

3)- Não temos mais revisão de sentença

“Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica” (v. 33) e “Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós” (v. 34).

Se Cristo pagou nosso pecado de ontem, de hoje os de amanhã, nada poderá nos colocar de novo no banco dos réus. Nenhum juiz tem direito a revisar a sentença, pois nosso advogado, Cristo, não deixou brecha.

 

4)- Nada nos separa mais de Deus Pai

“Quem nos separará do amor de Cristo?” (v. 35).

Nossas qualidades não nos separam de Cristo, pois o único perfeito é o Seu filho na qual estamos resguardados; nossos defeitos não nos separam dele, pois Cristo é suficiência divina para suprir as deficiências humanas.

 

Conclusão

Assim, Paulo nos apresentou convicções sobre a providência de Deus, afirmações sobre seu propósito e seu amor. Suas convicções também nos dão confiança a seu respeito. Necessitamos urgentemente dessas certezas, pois no mundo de hoje não encontramos firmeza em lugar nenhum.

 

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB