Semana de 03 de Maio - Discernindo as tribulações
01/05/2021


DISCERNINDO AS TRIBULAÇÕES

 

Leitura Bíblica: Jó 12:13-25

Em Deus, porém, estão a sabedoria e o poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. v.13

 

Introdução:

Li a seguinte história: o amigo do meu pai recebeu o temido diagnóstico - câncer. Mas, durante o processo de quimioterapia, ele se converteu a Jesus, e sua doença por fim retrocedeu. Ele esteve livre do câncer por 18 meses, até que, um dia, a doença voltou; pior do que antes. Ele e a esposa enfrentaram esse momento com preocupação e questionamentos, mas também com confiança em Deus por causa do que Ele fizera anteriormente.

 

Desenvolvimento

Nem sempre entenderemos o motivo das tribulações. Esse certamente foi o caso de Jó, que enfrentou perdas e sofrimento atroz e inexplicável. Porém, apesar de seus muitos questionamentos, ele declara que Deus é poderoso: “Ninguém pode reconstruir o que ele derruba” (v.14), “a ele pertencem a força e a sabedoria” (v.16). “Exalta nações e as destrói” (v.23).

 

1- Reconhecer a superioridade de Deus

“Em Deus, porém, estão a sabedoria e o poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento”(v.13).

Por toda a sua extensa lista, Jó não menciona os motivos de Deus ao permitir tanta dor e sofrimento. Jó não recebe tais respostas. Mas, apesar de tudo, ele afirma que Deus é soberano e está com tudo sob controle embora não entendesse.

Passamos por tempos difíceis, onde muita gente intimamente ligada em nosso meio sofre ou foi atingida pelos sofrimentos que o Coronavírus desencadeia. Não temos as respostas para nós mesmos, muito menos para responder aos que não creem. Mas o filho/a de Deus sabe, como Jó, que “Deus tem o controle de tudo, e sabe o que faz”. Cabe a nós confiar na sua soberania. Seus caminhos, não entendemos agora, mas depois tudo estará claro.

 

2- Ele tem cuidado de nós

Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 1 Pedro 5.7

Temos muitas preocupações. Não sabemos o dia de amanhã. Foi-se o dia em que planejávamos as coisas para daqui a 30 anos. Agora planejamos para 1 semana ou 1 mês, pois as pessoas redescobriram suas limitações. Pararam de brincar de Deus.

Mas observe a história da sua vida e comece a contar o quando Jesus Cristo esteve e estará presente na sua vida para te proporcionar segurança. Não pense que os irmãos e irmãs em Cristo que partiram, estão desamparados. Cristo está com eles/as também. Afinal a Palavra diz que o nosso supremo pastor nunca nos desampara:  Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor. João 10.14-16

 

3- Ficar firmes na fé

Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos.1 Pedro 5.9

Muita gente está redescobrindo a importância de se apegar naquilo que é intangível, mas real: Jesus Cristo. Se a situação fica difícil para o cristão, é hora de se apegar mais a Cristo, não o deixar, pois ele sempre terá um propósito em todas as coisas. Ficar firmes é o mandamento de Deus. Deixá-lo é a sentença de morte.

Deus pode permitir que o mundo seja bem sucedido em suas tramas escusas. Todavia, não permite que seus escolhidos prosperem no caminho que os leva para fora de sua santa vontade! Ele possui uma tempestade para enviar atrás de cada Jonas, e uma rede vazia para cada Simão descrente e inconstante.A B. Simpson. Como Jó, se você passar por tribulação, lembre-se: “Em Deus, porém, estão a sabedoria e o poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento”

 

Conclusão

Talvez, não entendamos por que Deus permite certas lutas em nossa vida, mas, como os pais do meu amigo, podemos colocar nele a nossa confiança. O Senhor nos ama e nos segura em Suas mãos. A sabedoria, o poder e o entendimento pertencem a Ele!

 

Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB