DIFICIL DE AMAR
LEITURA BIBLICA – Atos 13.13-23
Introdução
Os jovens são pessoas em formação que necessitam de muita experiência da vida para controlar seus impulsos. Por muitos anos lidei com eles e tive que ter paciência, exortando-os com cuidado para não espantá-los. Embora eu fosse gentil e amoroso por fora, frequentemente sentia, grande aperto. Isso me fez refletir, em oração, sobre como um Pai celestial amoroso provê para Seus filhos difíceis.
Desenvolvimento
1)- Sejamos pacientes
Atos dos Apóstolos 13.18 - e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto;
Ao contar a história dos israelitas durante o êxodo, Paulo disse: “[Deus] suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto” (Atos 13:18). Em grego, “suportar” provavelmente significa prover pacientemente as necessidades das pessoas, a despeito de uma reação ingrata. Assim como Deus é conosco, devemos ser com os outros.
2)- Devemos evitar apontar o erro dos outros
Romanos 2.1- Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.
Uma boa definição de “egoísmo”: egoísmo é aquela atitude que, quanto mais nós temos, mais detestamos nos outros. Cuidado ao apontar defeitos. Geralmente eu fico longe dos “delatores premiados”. Ao julgarmos, tornamo-nos réus do mesmo julgamento.
3)- Sermos pacientes
2 Timóteo 2.24 - Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,
Algumas pessoas podem não reagir favoravelmente aos nossos esforços para demonstrar cuidado e preocupação. Quando isso acontece, pode ser útil lembrar-se de que Deus é paciente conosco. E Ele nos deu o Seu Espírito para ajudar-nos a reagir com amor com os que são difíceis de amar ou ingratos (Gálatas 5:22-23). Que o Senhor, nos dê o fruto do Espirito, a paciência, para amarmos qualquer pessoa de nossas vidas que seja difícil de amar.
Aplicação:Seja tão paciente com os outros quanto Deus tem sido com você.
Pr. Fabio Alcantara