Semana de 14 de Junho - Mudar de vida e viver melhor
14/06/2021


Mudar de vida e viver melhor

 

Líder de GP: ao final, pergunte ou avalie com o grupo se algum hábito está atrapalhando ou tornando sua vida difícil. Jesus Cristo poderá auxiliá-lo(a)

 

Leitura Bíblica: João 4:7-15,28,29

 

Introdução

Certo dia, quando eu trabalhava em uma casa de peças agrícolas, ao atender um cliente, eu disse que não havia determinada peça para um trator. Meu chefe ao perceber aquilo, me chamou para dentro das prateleiras e ao parar perto da localização da peça, ele pediu que eu procurasse de novo. Vendo que eu não a encontrava, ele disse: “olha pra cima”. Para minha surpresa, sobre a prateleira havia umas cinco peças à espera da venda. De modo calmo, ele me disse: “você tem que aprender a olhar para cima Fábio”! Até tenho a mania de me dizer “olha pra cima”, quando me encontro à busca de soluções.

Você já recebeu uma critica que mudou a sua vida?

 

DESENVOLVIMENTO

Jesus era perfeitamente qualificado para condenar as pessoas por seus pecados, mas não usou os Dez Mandamentos para condenar a mulher samaritana que conheceu num antigo poço de água.

 

1- A crítica de Jesus Cristo produz restauração

     [16] Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;  [17] ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; [18] porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.  João 4.16-18

Jesus gentilmente criticou a vida da mulher com poucas declarações, e ela reconheceu como a sua busca por satisfação a levara ao pecado. Com base nessa consciência, Jesus revelou a verdade que estava oculta numa personalidade complicada com os relacionamentos. Jesus usou a necessidade de opara água física da mulher para sustentar a vida na região árida em que vivia como uma lição prática que ela tinha de transformação.

Quando Jesus conversou com as pessoas, seu objetivo era promover restauração. Assim ele é conosco hoje. Sua chamada de atenção é para produzir vida e nunca morte ou o desânimo. O que faz isso é a religião legalista e crítica sem amor. Não tenha medo de suas correções. Você viverá mais e melhor.

Ou será que você despreza a riqueza da bondade, da tolerância e da paciência de Deus, ignorando que a bondade de Deus é que leva você ao arrependimento?Romanos 2.4

 

2- Jesus usa a combinação da graça e da verdade

A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.João 1.17

Experimentamos essa combinação de graça e verdade que Jesus usou nessa situação em nosso relacionamento com Ele. Sua graça nos impede de sermos oprimidos por nossos pecados e Sua verdade evita que pensemos que o assunto não seja sério.

Existe pecado em sua vida que precisa ser confessado e abandonado? A bíblia afirma alguns que são as obras da carne. Não dependemos desse abandono para sermos salvos como uma condicional, mas os salvos abandonam o pecado porque os dois não podem habitar o mesmo lugar. Onde a luz entra as trevas vão embora.

Nosso relacionamento com Cristo nos trará virtudes diárias. Lembro-me de uma frase dita por uma ex namorada de Winston Churchill, Lady Litton, a um amigo que pedia conselhos sobre aceitar ou não uma proposta de trabalho feita pelo famoso primeiro ministro por causa da sua personalidade difícil: “Você vê todos os defeitos de Winston na primeira vez em que o encontra”, ela disse, “e passa o resto da vida descobrindo suas virtudes”.

Está sendo assim conosco? Progredimos diariamente?

 

Conclusão

Muita coisa em nossa vida precisa de mudança. Quem não muda já morreu em vida, pois estamos em constante aprendizado, e Jesus que começou a boa obra em nosso caráter há de completar (Filipenses 1.6).

E se você está em crise com sua vida, como a mulher samaritana, Jesus te chama para um relacionamento vivo, de amizade e intimidade. Deixará a água física para beber diariamente da água da vida. Receba Jesus na sua vida e torne-se um discípulo ou discípula como aquela mulher.

 

Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!João 4.29-30

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB