OBJEÇÕES DE DEUS
Texto Bíblico: Atos 16:6-10
Quebra-gelo: você já recebeu muitos “nãos” na vida?
Introdução
Sim e não. Palavrinhas que dão rumo à vida. Ambas são do latim – sim vem de “sic” e não vem de “non”. O “sic” corresponde ao nosso “assim”, palavra que acabou abreviada para virar o sim. Curiosamente, o “sic” também existe na língua portuguesa como sigla de “segundo informação consta”, usada para indicar quando algo foi transcrito da maneira original, ainda que estivesse escrito errado ou em português arcaico.
Já o não variou muito pouco do original “non”, que também gerou “no” (italiano e espanhol), “nò” (corso), “non” (galego), “nu” (romano), “nein” (iídiche) e outras negações em línguas românicas (também conhecidas como línguas latinas), que derivam do latim. Uma curiosidade: especialistas acreditam que a prevalência de palavras com N para indicar negação em idiomas indo-europeus (os quais incluem os derivados do latim) se deve ao fato de que essa letra tem um fonema nasal, já que vocalizações nasais estariam associadas, nos primórdios da comunicação falada, à ideia de negação.
DESENVOLVIMENTO
Deus redirecionou Paulo e seus companheiros duas vezes. Primeiro, “o Espírito Santo os impediu de pregar a palavra na província da Ásia”. Então, “…tentaram ir para o norte, […] mas o Espírito de Jesus não permitiu” (vv.6,7). Eles não sabiam, mas Deus tinha outros planos que seriam úteis para o Seu trabalho e servos. Os “nãos” de Deus aos planos anteriores os fizeram ouvir e confiar na liderança divina (vv.9,10).
1- Podemos aprender com os “nãos”
Quando chegaram perto do distrito da Mísia, tentaram ir para a província da Bitínia, mas o Espírito de Jesus não deixou. Atos 16.17
Achamos que quando decidimos fazer alguma coisa para o Senhor, a resposta sempre será um “que alegria” da parte Dele. Mas seus negócios tambem são bem pensados Deus sabe o que dará fruto e o que será só esforço inútil. Às vezes, um trabalho sublime da nossa parte não o será para o crescimento do Reino ou das pessoas!
2- Podemos discernir o porquê dos “nãos”
Naquela noite Paulo teve uma visão. Ele viu um homem da província da Macedônia, que estava de pé e lhe pedia: “Venha para a Macedônia e nos ajude!” Atos 16.9
Paulo teve discernimento. Tenho certeza de que com uma dificuldade que transpôs o seu caminho na forma de impedimento da parte de Deus, foi seguida de oração. Então naquela noite Deus mostrou a Ele o porquê do empecilho. Havia uma situação que estava precisando de fato da obra divina.
Quem dentre nós não se entristeceu com o que pensávamos ser uma perda dolorosa? Sentimo-nos feridos se não conseguimos um emprego, se uma oportunidade de serviço não se concretizou ou se uma mudança foi interrompida. Embora essas coisas possam ser momentaneamente pesadas, o tempo muitas vezes revela que, na verdade, tais desvios são “digressões divinas” que o Senhor usa para nos levar na direção que Ele nos quer, e, por isso, somos gratos.
3- Temos que nos conformar com os “nãos”
Não Moisés, agora não, ela ficará leprosa por mais um tempo, depois resolvo isso. Números 12:13-14.
Certa vez Moisés também orou para Deus curar sua irmã Miriã da lepra, e ouviu “não” como resposta. Nestes tempos de COVID, quantas vezes já oramos pela cura de alguém e a pessoa continuou doente? Quem sabe Deus está dizendo: " agora não, preciso realizar algumas coisas na vida dessa pessoa, resolvo mais tarde, no tempo oportuno”. O que nos cabe é interceder e colocar nas mãos do Senhor, que poderá curar através de sinais e maravilhas ou via medicina, ou ainda, Ele pode não curar e a pessoa morrer da enfermidade. É por isso que a melhor escolha sempre é manter a comunhão e a fé em Deus, em qualquer tempo e para qualquer resposta, sabendo que o possível foi feito por nós, mas o impossível, somente Deus poderia fazer.
Conclusão
Você está com muitos “nãos” pendentes em diversas situações?
Pense em cada um deles e liste possíveis prós e contras. Ore a respeito pedindo conformação e sabedoria para lidar com a situação.
Pr. Fábio Alcântara